A Netflix liberou recentemente para os seus assinantes o recurso de download de filmes e séries em aplicativos Android e iOS. Com isso é possível baixar várias produções para assistir quando se está sem conexão com a internet.

O conteúdo baixado fica armazenado no aparelho do assinante e só pode ser acessado por meio do aplicativo da Netflix. Se você ainda não sabe como utilizar a função, neste tutorial o Oficina da Net te ensina como fazer.

Junto com a novidade, é comum surgirem dúvidas, como por exemplo, o que acontece quando um filme ou série que foi baixado saí do catálogo antes de ser assistido. Será que é possível assisti-lo, mesmo que sua "data de validade" na biblioteca da Netflix já tenha expirado?

Como já explicamos aqui no Oficina da Net é comum títulos deixarem a plataforma pois o catálogo do serviço de streaming possui além de produções originais, títulos de diversas distribuidoras de conteúdo audiovisual. Mediante contrato, as produções ficam disponíveis na plataforma, porém, existe um tempo de vigência destes acordos e, quando eles vencem, as produções são desativadas da biblioteca. Caso ocorra a renovação, muitos acabam retornando, mas isto pode levar alguns dias ou meses.

Mas então, o que acontece se você realizar o download de um filme ou de uma série antes de este expirar? Será que é possível assistir o programa, mesmo que ele já não esteja mais disponível de forma online no serviço de streaming?

Para tirar esta dúvida, a equipe do Minha Série fez um teste. E a resposta é não. Uma vez que o título vence na Netflix, por mais que você já tenha ele salvo no aparelho, não será possível reproduzi-lo.

Veja também:

Para o teste foi feito o download do filme O Mestre, um dia antes de ele expirar na Netflix. Sua desativação do catálogo estava prevista para o dia 6 de dezembro.

Quer saber o que sai do catálogo da Netflix sempre antes da remoção? Então confira nosso especial Netflix. Todo início do mês divulgamos a lista completa de baixas previstas para os próximos 30 dias.

O título ficou salvo na pasta "Meus downloads" no aplicativo da Netflix, com a opção de reprodução e data informando a expiração em breve.

No dia seguinte, o filme apareceu como vencido e já sem o ícone de reprodução.

Ao clicar sobre o título, a única opção disponível é de excluir o arquivo.

Agora você já sabe. Fique atento(a) a data de expiração do título para não correr o risco de baixá-lo, mas não conseguir assistir antes de ele ser desativado.

Fonte e fotos: Minha Série