A empresa de segurança Check Point divulgou nesta semana a descoberta de um novo malware, capaz de infectar dispositivos Android e se apoderar de endereços de e-mail da vítima. O vírus, apelidado de Gooligan, se esconde em aplicativos e em links maliciosos.

Após ser baixado no aparelho, o malware tem acesso a dados de aplicativos do Goolge, como o Gmail, Google Drive e Google Photos. Porém, aparentemente os criadores da ameaça não estão utilizando o malware para roubar dados de usuários, mas sim para instalar apps legítimos e fazer classificação de cinco estrelas neles. Desta forma estes apps sobem no ranking da Play Store.

Conforme a Check Point, os dispositivos na linha de risco do malware são aqueles que executam as versões 4 e 5 do Android, o que corresponde a 75% dos aparelhos com o sistema operacional do Google.

Para que os usuários fiquem cientes se foram vítimas ou não do malware, a Check Point disponibilizou uma ferramenta, a Gooligan Checker. Com ela é possível verificar se alguma conta sua foi violada.

Para usá-la é só acessar este link e digitar seu endereço de e-mail no campo indicado e então clicar em "Check". Pode ser preciso clicar na caixa de "Não Sou um Robô".

O sistema então irá realizar uma checagem e exibir uma mensagem mostrando se a conta está afetada ou não. No meu caso, não tive problemas. Espero que você tenha a mesma sorte =D. 

Veja também: