O malware chamado de Googlian já infectou mais de um milhão de aparelhos no mundo todo. Ele explora as vulnerabilidades presentes nas versões Jelly Bean, Kit Kat e Marshmallow do Android. De acordo com a empresa de segurança Check Point, que foi responsável pela descoberta da ameaça, a cada dia o malware infecta cerca de 13 mil aparelhos.


Milhares de smartphones foram infectados com o malware. Ele é capaz de baixar aplicaitvos sem que o usuário perceba.

O que deixa o software malicioso eficiente é o fato de que ele entra em smartphones através de aplicativos que, a princípio, parecem inofensivos. O malware está sendo difundido de forma bastante rápida nos países asiáticos, principalmente nos locais em que as lojas virtuais alternativas ao Google Play são bastante usadas.

Após o aplicativo infectado ser instalado no smartphone, o Googlian faz com que o aparelho possa ser controlado de forma remota. Além disso, o malware compromete o token de segurança do aparelho, fazendo com que seja possível acessar vários serviços do Google, como o Gmail, Drive e o Photos.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, os responsáveis pela ameaça não estão usando o malware para ler mensagens, mas sim para manipular os rankings de aplicativos da loja Google Play. O malware pode forçar a instalação automática de outros aplicativos, e ainda atribuindo a eles uma pontuação de cinco estrelas. Com isso, muitos aplicativos acabam tendo um aumento expressivo de popularidade.

Para verificar se você foi vítima do malware, a Check Point disponibilizou uma ferramenta online onde é possível inserir o endereço de e-mail e verificar a situação.