A NASA confirmou parceria com a SpaceX - empresa de Elon Musk - para lançar, em data prevista para abril de 2021, um satélite que vai realizar a primeira pesquisa de águas na superfície da Terra. A missão é denominada "Surface Water" e o satélite é um veículo "SWOT" (veículo de topografia oceânica). A sonda vai chegar ao espaço na carona de um Falcon 9 - um foguete fabricado pela SpaceX para transporte de cargas.

Agradecemos a parceria e confiança da NASA na SpaceX", disse em comunicado o Presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell.

Não é a primeira missão conjunta entre as empresas, em janeiro de 2016 a SpaceX lançou o Jason-3, da NASA. Em 2017 está previsto o lançamento do "TESS" (Transiting Exoplanet Survey Satellite), que é projetado para procurar pequenos planetas.

O valor cobrado pela SpaceX, no entanto, é de se pensar. O orçamento para o lançamento do SWOT está previsto em US$ 112 milhões de dólares. Bem acima do custo operacional para uso do SpaceX Falcon 9 - que gira em torno de US$ 62 milhões. Já as missões do Jason-3 e do TESS variam entre 82 e 87 milhões.


Preço para usar um Falcon 9

Segundo a NASA, o valor total de 112 milhões não servirá apenas para cobrir o lançamento do Falcon 9, mas sim, custear a totalidade da missão.

Em 2015 a SpaceX transmitiu um pouso perfeito de um Falcon 9, em pé (veja o vídeo). Já em setembro deste ano, os testes não saíram como planejado e um exemplar do Falcon 9 explodiu nos Estados Unidos (Veja o vídeo).

Para mais notícias sobre a SpaceX, clique aqui.