Existem muitas coisas capazes de tirar o sono de estudantes universitários, como xerox, provas, trabalhos, xerox, salgado caro..., mas, o que realmente assombra os alunos da graduação é o famoso TCC. Boa parte do pavor causado pelo Trabalho de Conclusão do Curso ou Monografia, se deve a exigência de colocar tudo dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Deixar o trabalho de acordo com as normas técnicas consome um bom tempo. Período que poderia ser usado para aprofundar mais a pesquisa ou melhorar o texto. Sem falar que, para muitos, a tarefa gera um estresse sem tamanho.


Menthor foi criado para facilitar a vida de estudantes e professores (Imagem: Reprodução/site)

Pensando nisto, o engenheiro de produção Daniel Alon Antar criou um site que torna o trabalho dos estudantes mais fácil e rápido. O software, que atua de forma online e é gratuito, formata as referências dos trabalhos acadêmicos dentro das normas da ABNT.

Por enquanto a ferramenta formata apenas as referências, contudo, a ideia é que em breve seja lançado um software que dê conta de deixar todo o trabalho de acordo com as normas. Em entrevista ao site Gazeta do Povo, o criador do Projeto, Daniel Antar, disse que " detectamos que a parte mais chata de todo o processo é a formatação de referências, assim escolhemos lançar esta ferramenta primeiro. O Beta está crescendo bastante e estamos recebendo um feedback excelente dos 30 mil usuários."

Veja também: Word: Como configurar margens de acordo com a ABNT

Para dar mais força ao projeto, Antar criou uma empresa, a Menthor. Sua página no Facebook possui mais de 13 mil curtidas e muita gente agradecida nos comentários. Não é raro ver estudantes solicitando para que a ferramenta seja lançada também para o restante do texto. A promessa é que em breve uma versão completa do software seja lançada.

Antar contou à Revista Pesquisa FAPESP, que sua ideia é conseguir investidores, de forma que possa completar o site e oferecer um editor de textos que permita ao aluno escrever o trabalho completo, além de editar outros tipos de arquivos, como artigos científicos.

Como usar

Para usar a ferramenta é só entrar no site www.menthor.co, fazer login e iniciar a inserção das obras com o preenchimento dos dados da referência. A plataforma irá, automaticamente, adaptar as obras utilizadas na pesquisa de acordo com as normas da ABNT, em ordem alfabética. Após, o usuário pode baixar o texto em um programa de editor para inserir no seu trabalho.

Outra ferramenta que promete facilitar a vida de estudantes e professores que produzem artigos de conferência e periódicos, monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses é o FatsFormat. O software organiza textos no formato exigido pela ABNT. Ele é gratuito, mas, conforme o nível de utilização do usuário pode passar a ser pago. Veja mais sobre ele aqui.