Após problemas com o Galaxy Note 7, lucro da Samsung cai 30%

O lucro operacional da Samsung entre julho e setembro foi de 5,2 trilhões de wons, ou seja, US$ 4,6 bilhões.

Após problemas com o Galaxy Note 7, lucro da Samsung cai 30%

Nesta quinta-feira (27), a Samsung anunciou que teve queda de 30% no lucro do terceiro trimestre de 2016. O resultado não é nenhuma novidade, já que a produção e venda do Galaxy Note 7 tiveram que ser suspensas.

A fabricante disse ainda que o lucro operacional entre julho e setembro foi de 5,2 trilhões de wons, ou seja, US$ 4,6 bilhões. Já no mesmo período do ano passado o lucro foi de 7,3 trilhões de wons.

Poucas horas após a publicação dos resultados, em uma reunião extraordinária de investidores foi aprovada a nomeação de J.Y. Lee para a diretoria de nove membros. J.Y. Lee é o herdeiro mais provável da Samsung, após o seu pai, Lee Kun-Hee, que foi presidente da Samsung Electronics e da matriz Samsung Group, ter enfrentado problemas cardíacos em 2014.

"Agora podemos dizer que o regime de Lee começou de maneira oficial", afirmou Lee Chaiwon, diretor de investimentos do fundo Korea Value Asset Management Co.

"Acredito que vem uma nova era. A empresa deve ficar um pouco mais amigável para os mercados", disse Lee à agência Bloomberg News.

Vale lembrar que após os problemas com o Galaxy Note 7, em que o aparelho superaquecia e explodia, a sul-coreana resolveu suspender de vez a produção e vendas do smartphone.  O modelo entrou no mercado para competir diretamente com a rival Apple.

Agora, o futuro da Samsung está em risco. Não sabemos exatamente o impacto do fiasco com o Galaxy Note 7 será visto daqui por diante. A Samsung representa atualmente 17% do PIB da Coreia do Sul e a crise já impactou na economia sul-coreana, tanto que obrigou o Banco Central a ajustar as suas projeções de crescimento.

Felizmente, a empresa comunicou que a divisão de monitores e chips obteve um bom resultado. O lucro operacional da divisão foi de 3,37 trilhões de wons, alta de 28% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Huawei ultrapassa Apple nas vendas de smartphones
Negócios

Huawei ultrapassa Apple nas vendas de smartphones

Huawei ultrapassa números de vendas atingidos pela Apple nos meses de junho e julho de 2017.

Samsung apresenta recurso contra a Apple e a batalha judicial continua
Negócios

Samsung apresenta recurso contra a Apple e a batalha judicial continua

Batalha judicial entre Samsung e Apple continua. A Samsung se recusa a pagar o valor estabelecido pela justiça e entra com recursos, nova data deve ser estabelecida para novo julgamento.