Na última quarta-feira, dia 19, o CEO da TIM Brasil, Stefano De Angelis, anunciou que a companhia está repensando o Live TIM, serviço de banda larga por fibra óptica da operadora. A ideia é que ele se torne um provedor de acesso à banda larga em todo o País. Hoje, a empresa atua apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para que haja expansão de forma rápida, a companhia deve investir em tecnologia WTTx, sigla utilizada para uso de conexão sem fio na ponta que chega ao consumidor, explorando o espectro de 700 MHz. Segundo Angelis, o futuro da conectividade está em soluções híbridas que misturam o fixo e o móvel. "A TIM vai alavancar sua rede de ultra banda larga para ganhar participação no mercado residencial. Haverá diferença entre a banda larga (por LTE) pessoal e a residencial", explicou.


Imagem: Reprodução Internet

O cronograma de expansão desta nova Live Tim não foi detalhado, mas o CEO da TIM já adiantou que irá atender as cidades onde o espectro de 700MHz for liberado.Atualmente este espectro está em uso pelo sinal de TV analógico. Conforme o site Telesintese, o cronograma do governo de limpeza desta faixa se estende até 2018.

Vai ser uma oportunidade muito grande para a TIM com a disponibilidade da frequência de 700 MHz. Nos vai permitir chegar rapidamente com banda larga em todo o país", disse a jornalistas. O foco deverá ser a interiorização da oferta residencial. "Especialmente nas pequenas cidades temos grandes oportunidades a explorar. Se tirarmos o Sudeste, Sul e Bahia, o restante do Brasil tem menos de 40% de penetração de banda larga, e quando tem, tem velocidade abaixo de 12 Mbps", afirmou o CEO.

Por enquanto não há informações sobre as ofertas que o Live TIM terá, nem sobre a velocidade ou quais as primeiras cidades que devem ser atendidas. Também não se sabe se a conexão já será LTE-Advance (LTE-A). O LTE-A usa mais de uma faixa de frequência para conseguir entregar velocidades mais altas. Enquanto no LTE a velocidade de conexão alcança os 100 Mbps, no LTE-A é possível chegar a 1Gbps.

Em agosto, a TIM, com sua Live, viu sua base de assinantes crescer em quase 55%, fechando o mês com 319 mil clientes. Isto com a conexão somente por fibra. A Sky foi a segunda empresa que mais cresceu em termos relativos em um ano (41%). A empresa já oferece banda larga fixa por LTE.

Veja também:

Fonte: Tele.síntese