Se eu te dissesse há uns 20 anos que jogar videogame e gravar a jogatina para compartilhá-la em uma plataforma on-line, poderia se tornar uma importante fonte de renda, o que você diria? Dificilmente iria acreditar né? Mas hoje, a realidade é outra e já existe até nome para as pessoas que se dedicam a gravar vídeos para o YouTube, maior plataforma hospedeira de conteúdo audiovisual da atualidade. Eles são os youtubers, uma nova geração de profissionais.

Gravar vídeos para o Youtube tem se tornado atividade rentável (Imagem: Reprodução Internet)
Gravar vídeos para o Youtube tem se tornado atividade rentável (Imagem: Reprodução Internet)

A profissão ganhou força no País, mas muita gente ainda resiste em reconhecer o youtuber como um profissional sério. Na contrapartida também há muitas pessoas que desejam seguir no ramo, principalmente jovens, visto que a produção de vídeos para o YouTube vem se tornando um negócio rentável, além de transformar os produtores de conteúdo para a plataforma em subcelebridades.

Em uma entrevista para o El País, o doutor em comunicação Dado Schneider disse que os canais do YouTube são uma tendência irreversível, sendo que esta forma de comunicação já disputa a audiência do público com a TV. Some isso ao fato de o Brasil ser o segundo país com maior tempo de vídeos assistidos, atrás somente dos Estados Unidos e já podemos ter uma ideia de o porquê ser youtuber se tornou a profissão do momento.

A equipe do Oficina Net conversou com o youtuber gamer brasileiro, Eduardo Moura, que aos 19 anos já conquistou mais de 1 milhão e meio de inscritos em seu canal, o EXETRIZE GAMER. Dudu Moura, como é conhecido entre seus seguidores, compartilhou conosco a sua história e ainda deu dicas para quem tem vontade de seguir no ofício.

Dudu Moura, dono do canal Exetrize Gamer (Imagem: Reprodução Instagram/Dudu Moura)
Dudu Moura, dono do canal Exetrize Gamer (Imagem: Reprodução Instagram/Dudu Moura)

Como tudo começou

Na cidade de Vera Cruz, localizada no interior do Rio Grande Sul, município de pouco mais de 24 mil habitantes (segundo censo do IBGE de 2010), Dudu Moura conseguiu o que muito garoto sonha: transformou um hobby antigo em profissão. Apaixonado por jogos desde criança e sempre muito interessado em computadores, Eduardo começou a gravar vídeos enquanto jogava no computador por pura diversão.

A prática de jogar, gravar e comentar as "partidas" começou por volta de 2008, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2010, conforme conta Dudu. Por gostar de games, o youtuber passou a pesquisar canais que tivessem esta proposta e, aos poucos, descobriu que eram poucos por aqui. Neste momento, aos 13 anos, mesmo sem imaginar onde chegaria, identificou uma oportunidade. "Percebi que era algo que eu poderia gostar e foi aí que comecei um canal de vlogs, o ‘Equipe Vagalume’ com alguns amigos", relembra. Ele diz que logo depois também criou o canal Dudu Gamers. Porém, como nem tudo são flores, encontrou alguns percalços pelo caminho.

Mesmo após trabalho árduo, horas dedicadas a fazer os canais darem certo, por problemas técnicos ele acabou perdendo ambos. Os amigos desistiram da ideia, mas Dudu, disposto a tentar novamente, decidiu criar outro. Porém, este também teve que ser descontinuado.  "Tive um canal por uns 5 meses e cometi alguns erros, acabei perdendo. Comecei outro. Passei mais de 1 ano trabalhando muito com o canal e novamente acabei cometendo erros. Não desisti, criei mais um, foi mais de 1 ano de muito trabalho e novamente perdi. Já eram três canais que deram errado, mesmo assim não desisti e comecei mais um, que hoje é o EXETRIZE com quase 1.7 milhões de inscritos", ressalta.

Se hoje Dudu colhe bons frutos e possui uma rotina mais tranquila, em que consegue conciliar lazer com trabalho, isto é resultado de muito esforço. São horas dedicadas ao ofício. Período que já foi bem maior. Ele conta que no início chegava a trabalhar 22 horas por dia. "Sim, dormia apenas 2 horas, isso durante meses", afirma o jovem que chegou a abandonar o colegial para se dedicar 100% ao canal. Por isso, segundo o youtuber, quem deseja seguir nesta área precisa ter muita dedicação, criatividade, vontade e trabalhar duro.

Atualmente o EXETRIZE GAMER possui 1.687.634 inscritos. Para se ter uma ideia do quão longe o jovem já chegou, a sua audiência é cerca de 70 vezes maior do que a população da cidade onde vive. Seus seguidores já assistiram e reassistiram seus vídeos 487.724.388 de vezes (neste exato momento já deve ser mais). No total são 2.553.591.401 minutos de exibição. "Somando esses minutos passa de 4.800 anos", se orgulha. Uma grande conquista para quem, no início, não imaginava chegar nem aos 50 mil inscritos.

O canal, com foco em jogos automotivos, é alimentado por Dudu três vezes por dia. Diariamente há vídeos novos às 11h30min, 17h30min e 20h30min.  As gravações internas ocorrem em casa mesmo, em um Studio montado em seu quarto. Mas também há gravações externas e aí nunca há um lugar certo. Vai depender de cada situação.

Dificuldades

Como já deu para perceber, Dudu enfrentou alguns tropeços pelo caminho. Ele conta que quando começou teve muitas dificuldades. Não sabia como editar, publicar, renderizar, realizar melhorias no áudio, como gravar. Teve que aprender tudo sozinho, na base de erros e acertos. Além disso, ainda não sabia como funcionava o YouTube. "Hoje o YouTube é bem fácil de entender, qualquer um que quer produzir consegue informações de como e o que pode ou não pode fazer, mas, no passado, era tudo um enigma, ninguém sabia o que era permitido, o que não era, e não tinha onde buscar ajuda, foi muito complicado", lembra.

Hoje, se a concorrência para quem quer se tornar um youtuber está bem maior, por outro lado está mais fácil em quesitos técnicos. Segundo Dudu, na atualidade, qualquer dúvida que surgir de como fazer, é só pesquisar na internet que haverá uma série de tutoriais ensinando o que deve ser feito. "Então basta querer, pois como fazer é fácil de aprender".

Por onde começar?

Em primeiro lugar, Dudu diz que quem tem vontade de iniciar uma carreira profissional no YouTube, deve ter muita dedicação, criatividade e vontade, além de trabalhar duro. Ele ressalta que não há uma receita pronta para fazer sucesso e conseguir tornar a atividade rentável, mas adianta que com muita dedicação e esforço é possível "chegar lá".

Em relação aos equipamentos necessários, o youtuber diz que para gameplays, que é o que ele mais faz, são necessários um bom computador, um bom microfone e um software de gravação. De porte destes equipamentos já é possível começar.

💡 Dica: 5 melhores editores de vídeos grátis, para você começar a produção de seus vídeos.

Em termos mais técnicos, para monetizar os vídeos feitos para o YouTube é preciso fazer parte do Programa de Parceria do Youtube. Para isso é necessário atender alguns requisitos:

  •   O conteúdo do canal deve ser original, todo feito pelo youtuber.
  •   Deve ser indicado para anunciantes.
  •   Possuir documentação que comprove os direitos comerciais e o conteúdo deve estar de acordo com o Termo de Serviços e as Diretrizes do YouTube.

E, não se esqueça de não desistir nos primeiros erros e tropeços. "Se você gosta, dedique-se, se esforce, esforce-se ainda mais, pois fácil não é e nem vai ser", aconselha o jovem gamer.

Se você curte games e veículos, ou simplesmente quer conhecer mais sobre o trabalho do jovem youtuber, pode acessar o canal EXETRIZE GAMER por este link. Abaixo, você confere o vídeo campeão de visualizações do canal, o Minecraft CiTy - Vila do Chaves. São mais de 4 milhões de visualizações.

Veja também: