Nesta quarta-feira (5), o Google reconheceu que um garoto espanhol de apenas 12 anos acabou cometendo um erro ao gastar 100 mil euros ao contratar publicidade online com a finalidade de promover a sua banda no YouTube. A companhia, no entanto, perdoou a dívida.


Garoto queria ganhar algum dinheiro com a publicação de seus vídeos no YouTube. Google perdoou a dívida. 

José Javier, um estudante de Torrevieja, na província de Alicante (leste espanhol), criou em agosto uma conta na Adwords, a plataforma de publicidade do Google. A intenção do menino era ganhar dinheiro com os vídeos da sua banda no YouTube, porém, por engano, acabou comprando espaços publicitários.

O Google, através de nota, disse que não havia "recebido dinheiro por parte deste usuário" e que cancelava o "débito pendente do AdWords".

De acordo com uma fonte, o Google compreendeu que tudo não passou de "um erro, que (Javier) fez isso de maneira inconsciente". "Um menino de 12 anos não quer gastar 100 mil euros", disse ainda.

"[Ele] pensava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário (...) e queria comprar instrumentos [para a banda na qual toca trompete, Los Salerosos]", explicou Inma Quesada, mãe de José Javier, ao jornal "El País".

O menino associou o Adwords a uma conta bancária em seu nome, que foi aberta por sua família para que ele pudesse poupar algum dinheiro. Os pais ficaram preocupados quando o banco ligou informando sobre a cobrança.

A AdWords permite desenvolver uma campanha na internet ao inserir publicidade em conteúdos de páginas como YouTube. O detalhe é que o usuário precisa ser maior de idade para criar uma conta.