Na terça-feira (27), o Comissariado de Proteção de Dados da Alemanha proibiu a transferência de dados dos usuários da Alemanha através do WhatsApp com o Facebook, bem como o armazenamento de ambos.

O comissário Johannes Caspar, para justificar a decisão, disse que a alteração nos termos de uso e política de privacidade do serviço de mensagens instantâneas viola as leis de proteção de dados da Alemanha. De acordo ainda com ele, após a compra do WhatsApp, o Facebook garantiu aos usuários que as informações não seriam compartilhadas entre os serviços. No entanto, a promessa não se manteve.

Caspar disse ainda que a mudança de posição do Facebook demonstra que os usuários foram enganados. Com isso, caso a rede social de Mark Zuckerberg não cumpra a decisão, ela poderá ser multada.

Leia mais: Mitos e verdades sobre o compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook

"Após a aquisição do WhatsApp pelo Facebook há dois anos, as duas partes publicamente asseguraram que dados não seriam compartilhados entre elas. O fato de que isso esteja acontecendo agora não é apenas uma enganação do público, como também constitui uma infração de leis nacionais de proteção de dados", disse o comissário Johannes Caspar.

"A decisão protege os dados de cerca de 35 milhões de usuários do Whatsapp na Alemanha", disse ainda.

De acordo com o comissariado, a chance de ganhar o processo é grande. Caspar disse ainda que, como o Facebook possui um escritório na Alemanha, a empresa está sujeita à jurisdição do país.