O Waze divulgou a segunda edição do seu índice de satisfação de motoristas. O cálculo reúne vários indicadores que servem para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem mais a vontade quando dirigem.

O índice serve para mostrar, basicamente, os melhores e os piores locais para dirigir. O Waze divulgou os dados divididos por países e cidades.

No topo da lista dos países aparece a Holanda, sem seguida, a França e os Estados Unidos. "A primeira e a terceira colocação repetem o ranking do ano passado. A novidade aqui é a França, que colocou novas cidades no nosso levantamento e conquistou o segundo lugar", disse Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina do Waze.

O Brasil aparece na 20ª colocação do ranking de países. Em comparação com o ano anterior, o país apresentou uma queda, justamente pela entrada de outros países na lista.

Para o índice, seis medidores são usados: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.

"Inicialmente, o Waze tem natureza social e de contribuição. Estamos pegando as informações que os usuários nos entregam e devolvendo a eles com maior valor", explica Cabral.

Brasil

Entre as cidades brasileiras que aparecem no topo da lista está Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com um dos melhores níveis de trânsito do mundo.

Já Maceió está no lado oposto, com muita insatisfação entre os motoristas. O local aparece entre os piores colocados no ranking global.

Confira abaixo as 15 melhores cidades do Brasil para dirigir, de acordo com o Waze. Vale notar que no ranking só constam cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês no aplicativo.

Posição

Cidade

Estado

Volta Redonda

RJ

Sorocaba

SP

Atibaia

SP

Taubaté

SP

Jacareí

SP

Grande Campinas

SP

Brasília

DF

Petrópolis

RJ

Piracicaba

SP

10º

São José dos Pinhais

PR

11º

Bauru

SP

12º

Goiânia

GO

13º

Itajaí

SC

14º

Blumenau

SC

15º

Feira de Santana

BA