Nesta terça-feira (17), o aplicativo de mapas Waze anunciou o lançamento de um serviço de caronas semelhante ao Uberpool, do Uber, que foi lançado há menos de um mês.

Chamado de Waze Carpool, o serviço esta em fase de testes na Bay Area, em San Francisco (EUA). Por enquanto, a plataforma está sendo disponibilizada para um "seleto grupo de empresários e suas caronas", conforme o site oficial.


Serviço de carona poderá transportar no máximo duas pessoas por dia. Valor do combustível deverá ser dividido entre todos.

O Waze, que pertence ao Google, disse que o objetivo é duplo: economizar dinheiro e combustível e colocar menos carros na rua, colaborando na redução do trânsito e ainda na poluição do ar.

O funcionamento do serviço é simples. Através da empresa participante do projeto, o passageiro terá que baixar um aplicativo chamado Waze Rider, disponível para Android e iOS, para que assim possam encontrar um motorista. Os donos dos carros, no entanto, irão usar o aplicativo padrão do Waze para disponibilizar a vaga.

Porém, para que tudo funcione bem, há algumas regras, ou seja, o Waze Carpool limita os motoristas a darem carona para apenas dois passageiros por dia, uma para o trabalho e outra para voltar para casa. Além disso, as viagens não poderão contar com muitas paradas. Motoristas e caronas deverão dividir o valor do combustível para a viagem.

O serviço, conforme mencionado, está na fase de testes ainda não informação oficial de que ele será realmente disponibilizado para o grande público.