Nesta terça-feira (29), o Waze ganhou uma nova funcionalidade, o aplicativo irá avisar quando o motorista exceder o limite de velocidade permitido na via. A novidade está disponível para dispositivos Android e iOS.

O mostrador fica localizado no canto inferior da tela que exibe a rota traçada. A ferramenta é capaz de acompanhar em tempo real as oscilações de velocidade do veículo.


Para fugir das multas, Waze libera recurso capaz de avisar motoristas caso excedam a velocidade permitida durante o trajeto.

"Apresentamos a nova função Limite de Velocidade, que lhe ajuda a evitar multas e dirigir com maior segurança ao lhe avisar quando estiver ultrapassando o limite de velocidade permitida. Tanto se estiver dirigindo em ruas desconhecidas quanto conhecidas e com alta frequência na mudança do limite de velocidade, você já não estará às cegas. Waze lhe manterá informado da sua velocidade e lhe mostrará quando reduzir e dirigir com cuidado", informa o comunicado da empresa.

Caso o condutor exceda o limite permitido da via, o aplicativo emitirá avisos, que podem ser em áudio, para que o motorista não se distraia no trânsito. Assim que o aviso for dado, o aplicativo irá exibir quanto o motorista está acima da velocidade permitida. 

O Waze explica que o recurso pode ser muito eficaz em estradas desconhecidas pelo motorista, ou mesmo naquelas que os limites de velocidade tenham sido alterados há pouco tempo.

Vale notar que o sistema é colaborativo, assim sendo, todas as informações do aplicativo são feitas pela comunidade de voluntários do Waze, que já conta com mais de 360 mil voluntários no mundo.