O Google está planejando o lançamento de um aplicativo próprio para poder compartilhar caronas nas estradas. Assim sendo, o Uber poderá ganhar um concorrente de peso. As informações são do The Wall Street Journal.


Serviço de caronas do Google será expandido. 

De acordo com a publicação, a empresa começou em maio um projeto piloto nos arredores de sua sede na Califórnia que permite aos trabalhadores de algumas companhias usar o aplicativo de navegação Waze para pode compartilhar viagens de carros.

Agora, o Google deverá oferecer o serviço em todas as áreas de San Francisco, e com isso, expandir o serviço caso tenha uma boa aceitação, disse uma fonte anônima ao jornal.

O projeto do Google tem como objetivo conectar unicamente motoristas que vão na mesma direção que outra pessoa também pretende ir, disse ainda a mesma fonte.

Porém, o Waze Commute, como vem sendo chamado, em vez de ter motoristas exclusivos, é apenas um serviço de caronas. Assim, a intenção é mesmo dividir um mesmo veículo com pessoas que desejam fazer o mesmo trajeto.

Com compensação, o motorista do carro recebe dinheiro dos demais usuários. A empresa promete US$ 0,54 por milha rodada, o que equivale a R$ 1,72 por quilometro. A ideia não é lucrar, mas sim, dividir os custos de combustível.

O Google adquiriu o Waze ainda em 2013, e foca atualmente na navegação por estrada, com o diferencial de atualizar informações sobre acidentes e ainda outros fatos através de mensagens dos usuários.

O Waze foi desenvolvido em Israel e por lá, a empresa já oferece a opção de compartilhar o veículo.