O Google lançou no Brasil uma ferramenta que poderá ser muito eficaz para otimizar os negócios na internet. Nomeado de Teste meu Site, o recurso é próprio para ajudar os empreendedores a verificar se o site de negócios possui uma boa interface para celular  ou mesmo a velocidade do carregamento.


Ferramenta do Google será capaz de testar desempenho de site.

"Dados mostram que já temos mais busca por celular do que por PC. O usuário espera que o site carregue rápido e esse tempo tem impacto direto na geração de negócio", afirma Fabiana Fregonesi, gerente de soluções para PMEs do Google.

A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente e para acessá-la é bastante simples, basta entrar na página do recurso e digitar o site de sua empresa.

A partir de então, o sistema do Google faz uma avaliação de três aspectos principais: a otimização da página para dispositivos móveis, a velocidade em dispositivos móveis e ainda a velocidade em computadores.

Assim, para saber se o site está bem adaptado para navegação no celular, um dos pontos avaliados é o tamanho dos botões da página.  "Eles precisam ser fáceis de serem tocados, de acordo com o tamanho do dedo do usuário", explica Luís Benini, especialista em soluções mobile do Google.

Já para avaliar a velocidade, um dos principais fatores é o tamanho das imagens que estão presentes na página. Com isso, fotos que são muito pesadas podem acabar comprometendo o carregamento do site.

"Estudos mostram que um segundo no carregamento do site impacta na queda de 11% em page views", disse Fabiana.

Por fim, após a avaliação, o Teste Meu Site gera uma relatório mais detalhado, em que o empreendedor poderá usar como base para melhorar o seu site.