Oficina da Net Logo

Ferramenta do Google testa velocidade do seu site de forma gratuita

A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente e para acessá-la é bastante simples, basta entrar na página do recurso e digitar o site de sua empresa.

Por | @oficinadanet Internet Pular para comentários

O Google lançou no Brasil uma ferramenta que poderá ser muito eficaz para otimizar os negócios na internet. Nomeado de Teste meu Site, o recurso é próprio para ajudar os empreendedores a verificar se o site de negócios possui uma boa interface para celular  ou mesmo a velocidade do carregamento.

Ferramenta do Google será capaz de testar desempenho de site.
Ferramenta do Google será capaz de testar desempenho de site.

“Dados mostram que já temos mais busca por celular do que por PC. O usuário espera que o site carregue rápido e esse tempo tem impacto direto na geração de negócio”, afirma Fabiana Fregonesi, gerente de soluções para PMEs do Google. Leia em destaque: O que são os cookies do navegador?.

A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente e para acessá-la é bastante simples, basta entrar na página do recurso e digitar o site de sua empresa.

A partir de então, o sistema do Google faz uma avaliação de três aspectos principais: a otimização da página para dispositivos móveis, a velocidade em dispositivos móveis e ainda a velocidade em computadores.

Assim, para saber se o site está bem adaptado para navegação no celular, um dos pontos avaliados é o tamanho dos botões da página.  “Eles precisam ser fáceis de serem tocados, de acordo com o tamanho do dedo do usuário”, explica Luís Benini, especialista em soluções mobile do Google.

Já para avaliar a velocidade, um dos principais fatores é o tamanho das imagens que estão presentes na página. Com isso, fotos que são muito pesadas podem acabar comprometendo o carregamento do site.

“Estudos mostram que um segundo no carregamento do site impacta na queda de 11% em page views”, disse Fabiana.

Por fim, após a avaliação, o Teste Meu Site gera uma relatório mais detalhado, em que o empreendedor poderá usar como base para melhorar o seu site.

Comentários
Carregar comentários
  • NEWSLETTER

    As novidades de tech no seu
    e-mail, inscreva-se grátis ;)