A Apple terá que pagar até 13 bilhões de euros em impostos mais juros ao governo da Irlanda.  A decisão é da União Europeia. As autoridades alegaram que o meio em que a empresa redirecionava os lucros do país não estava correto.


    Apple pode ter deixado de contribuir com impostos na Irlanda em troca de psotos de trabalho. Agora, União Europeia obriga a companhia a ressarcir o país.     

Assim, ainda em 2014, a Comissão Europeia acusou a Irlanda de driblar leis internacionais ao permitir que a Apple protegesse os seus lucros em troca de empregos.

"A Irlanda concedeu benefícios ilegais para a Apple que permitiram à empresa pagar substancialmente menos imposto que outras empresas ao longo de muitos anos", disse a comissária de Concorrência da UE, Margrethe Vestager.

Somente em 2015, a Maçã teve lucro de US$ 18 bilhões e possui um caixa de US$ 231,5 bilhões, sendo que 92,8% correspondem em subsidiárias no exterior. Já os 14 bilhões de euros representam aproximadamente 6% do caixa da empresa.

Agora, a Apple irá apelar sobre a decisão, alegando que pagou os impostos sobre os lucros europeus de vendas de iPhones e também de outros produtos e serviços com 0,005% em 2014 e 1% em 2003.