Cada vez mais, a internet se torna palco de terríveis publicações, repletas de ofensas de ódio. Além de diversas pessoas, as marcas e produtos também costumam ser protagonistas dos discursos de ódio. Para facilitar, a Microsoft irá disponibilizar um local apropriado para que denúncias relacionadas a discursos ofensivos possam ser relatadas.


Muitos ainda acreditam que a internet é terra de ninguém, que podem dizer tudo o que pensam e ofender a quem quiserem. Felizmente, a situação está mudando, e as gigantes do mundo tecnológico estão cada vez mais engajadas à causa. A Microsoft, por exemplo, anunciou uma plataforma própria para denúncias de ofensas de ódio.

A companhia preparou um site em que os usuários podem relatar qualquer tipo de abuso ao vivo usando docs, Outlook, Skype ou Sway. A página funciona de modo semelhante ao mecanismo que já existe para reportar mensagens de terrorismo, porém, restringe às denúncias que incentivam violência ou ódio.

Vale notar que, recentemente, as gigantes da tecnologia, como Facebook, Twitter e Microsoft, assinaram um documento com a Comissão Europeia para combater o assédio e crimes de ódio na internet.

Agora, qualquer pessoa no mundo poderá fazer uma denúncia através do portal.

Conforme Jacqueline Beauchere, chefe de segurança online da gigante norte-americana, assim que um discurso de ódio for denunciado, a empresa ficará responsável por avaliar a reclamação e a partir disso, as medidas poderão ser tomadas.