A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através de documento, negou que a internet banda larga fixa limitada esteja com os dias contados no Brasil. O documento foi escrito por Aristóteles dos Santos, funcionário que está deixando o cargo de ouvidor da agência.

No relatório consta a avaliação das atividades da agência em agosto. Em certo ponto do documento, Santos diz que "não é possível dizer que a era da internet ilimitada está chegando ao fim".

"Contrariando a afirmação de que a fixação de um limite de franquia seria a tendência mundial, um estudo publicado pela ONU, como resultado do monitoramento da UIT (União internacional de Telecomunicações), quase 70% dos países possui grande parte de seus planos de banda larga fixa sem franquia", diz o documento.

A Anatel foi muito criticada por internautas por não se manifestar de forma imediata sobre o fim da internet banda larga fixa ilimitada, no primeiro semestre deste ano. Vale recordar que a Vivo cogitou a venda de planos de internet fixa com franquias mensais de tráfego de dados, igualmente ocorre com a internet móvel. Felizmente, a ideia não seguiu até então.

De acordo com a Anatel, caso as operadoras tenham liberdade para oferecerem planos de banda larga, as camadas populares serão as mais afetadas, já que, ao que tudo indica, os planos com franquias maiores ou ilimitados serão mais caros.

 "Caso o regulador venha permitir a comercialização somente de planos com franquia conforme desejo das operadoras, essa condição prejudique mais as camadas populares com menor capacidade de compra".

 "A própria Organização das Nações Unidas já declarou que a Internet é um direito fundamental das pessoas, uma inserção no rol dos direitos humanos e, portanto, não pode ser impedido o acesso à mesma".