As conexões via internet, ao longo dos anos, passaram por grandes transformações. Mesmo que em alguns locais ela ainda é precária, o mundo já conhece e utiliza uma internet de boa qualidade. Então, imagine se a conexão for 20 vezes mais veloz que a atual? Seria ótimo, não seria?


Internet como conhecemos hoje será coisa do passado. Ela deverá ficar 20 vezes mais veloz do que a atual. 

A expectativa é que daqui alguns anos as conexões utilizem laser no seu funcionamento, o que possibilitaria uma internet 20 vezes mais veloz.

A descoberta da possibilidade de usar tal tecnologia para poder melhorar as conexões sem fio surgiu a partir de um estudo feito por Ibrahim Dursun e realizado na Universidade Rei Abdullah, na Arábia Saudita. Assim, o Dursun afirma que a transferência de dados seria 20 vezes mais veloz que a taxa média registrada até então.

O modelo de funcionamento é bastante técnico.Os cientistas estão trabalhando para desenvolver uma nova forma de gerar luz visível que é mais eficiente no que diz respeito a termos energéticos e também enviar e receber dados. Para que tudo ocorra, os lasers ligam e desligam em uma velocidade altíssima enviando códigos binários para um receptor. O processo leva aproximadamente 7 nanossegundos para ocorrer e é 40 vezes mais rápido do que o mesmo método que já é utilizado por luzes de LED.

A novidade ainda está na fase de pesquisas e bem provavelmente, não estará disponível tão em breve. Antes de ser realmente disponibilizada aos usuários, é necessário passar por uma série de testes.