Dicas para manter o PC refrigerado

Computador esquentando muito? Preste atenção em nossas dicas para baixar a temperatura da máquina e não ter problemas futuros devido ao superaquecimento.

Por | @oficinadanet Hardware

O superaquecimento do computador influencia em diversos aspectos da máquina, como em seu desempenho em rodar jogos, abrir programas e até mesmo em funções mais simples como escrever um texto no Word. Quanto mais refrigerado o PC estiver, melhor será a sua performance em todos estes quesitos. Mas não é apenas no desempenho do computador que o superaquecimento influencia.

Em casos mais graves, o aquecimento excessivo pode queimar peças importantes para o funcionamento da máquina e aí, pode sair bem caro para arrumar. Durante o uso do PC é natural que ele aqueça um pouco, principalmente se ele passar muitas horas em funcionamento e estiver realizando ações que exijam muito do processador, como no caso de jogos. Mas o superaquecimento é sinal de que algo não está normal e, aí meu caro, você poderá enfrentar grandes problemas, a começar pelo travamento da máquina, a famosa tela azul e o desligamento do PC de forma automática.

Dicas para manter o PC refrigerado

Estes são alguns sinais de que algo não está certo com o seu computador. Mas, você também pode utilizar alguns programas específicos para monitorar se o aquecimento da máquina está normal ou passando dos limites, como o HWMonitor. Este software gratuito aponta, além da temperatura dos componentes, a velocidade mínima e máxima do cooler e das ventoinhas, com suporte à verificação de velocidade e voltagens da fonte da fonte de alimentação.

Diante de tantos transtornos que o superaquecimento do PC pode causar, você não vai querer passar por isso, não é mesmo? A boa notícia é que existem maneiras de manter o PC refrigerado e mandar o problema para bem longe. Preste atenção em nossas dicas e não se preocupe mais com o superaquecimento da máquina. Lembrando que manter o PC refrigerado aumenta e muito a vida útil dos componentes do computador, principalmente do processador e da placa de vídeo, cérebros da máquina.

Veja também: Notebook esquentando muito, o que faço?

Deixe o computador em local fresco e arejado

O local onde o computador está instalado interfere diretamente na refrigeração. Se ele estiver ou for muito abafado, o ar que entrará na máquina para refrigerá-la estará quente, o que não adiantará de nada para o processo de ventilação.  A temperatura ideal de um local onde um ou mais computadores estiverem instalados deve ser entre 25 e 30 ºC e de preferência que tenha ar-condicionado. Outra dica é deixar o gabinete pelo menos 20 cm longe da parede, pois se ele estiver colado com ela, a saída do ar quente será prejudicada, tornando a refrigeração quase nula.

Tenha um gabinete grande e bem ventilado

Para se ter uma ventilação adequada é necessário que o gabinete tenha suporte à instalação de uma ventoinha frontal, que se encarregará de puxar o ar frio para dentro da máquina e uma traseira que puxará o ar quente para fora. Melhor ainda será se houver um duto ou uma ventoinha grande localizada em cima do cooler do processador para ajudar na ventilação do componente. Nenhuma destas entradas de ar devem ficar obstruídas, caso contrário, todo este serviço de passagem de ar, de nada adiantará.

Dicas para manter o PC refrigerado

Pasta térmica

A pasta térmica é um dos principais componentes do computador que ajudam a manter a temperatura do processador baixa. Ela é um líquido viscoso, de cor branca ou prata que é aplicado na superfície do processador junto ao cooler, funcionando como um condutor de calor e auxiliando na dissipação do mesmo.

No geral, os processadores costumam vir com a pasta térmica aplicada de fábrica. Mas, após algum tempo de uso, ela precisa ser trocada, pois seca e fica dura, não servindo mais ao seu propósito.

Para aplicar a pasta térmica deve-se ter algum cuidado. O primeiro passo será desencaixar o cooler do processador. Caso você não tenha muita certeza do que está fazendo, procure no site do seu fabricante as instruções de como fazer. Quando terminar de desencaixar o cooler, note que a pasta térmica estará seca e encrostada. Ela deverá ser retirada para que a nova possa ser aplicada.

Dicas para manter o PC refrigerado

Remova a pasta antiga com um pano com álcool isopropílico ou então, raspe com um utensílio plástico. Feito isto, aplique a pasta nova. Não é a quantidade que vai definir a efetividade do produto, portanto não adianta passar mais, achando que será melhor. Uma gota será o suficiente. Aplique no centro do processador e vá espalhando com cuidado até formar uma fina camada. Recoloque o cooler e pronto!

Mantenha as ventoinhas limpas

O acúmulo de poeira nas ventoinhas fará com que o desempenho destas peças diminua. A cada 3 ou 5 meses faça uma revisão completa nestes componentes. Limpe com um pincel macio e álcool isopropílico toda a poeira. Não se esqueça de lubrificar o rolamento com óleo de máquina. Adicionando uma colher de chá rasa de vaselina derretida ao óleo de máquina que será colocado no rolamento, você turbinará está lubrificação.

Dicas para manter o PC refrigerado

Tenha um cooler adequado ao seu processador

Esta dica é para aqueles usuários que costumam usar muito o PC, com programas e jogos pesados e que põem o computador frequentemente em seu limite com overclocks agressivos. Se você faz isso, é melhor não utilizar o cooler padrão do seu computador. Troque por um mais adequado ao seu perfil, que seja mais forte. Dê preferência para os que tenham heat-pipes, (que são como tubulações ocas ou com algum líquido refrigerante) e que tenham uma base polida, de preferência que seja de cobre. Não se esqueça de antes de comprá-lo, verificar se ele é compatível com o soquete do seu processador.

Não deixe os fios e cabos do gabinete desorganizados

Fios e cabos desarrumados no gabinete atrapalham a circulação interna de ar, além disto, eles podem acabar se enroscando nas hélices das ventoinhas, diminuindo a sua rotação e até mesmo danificar permanentemente as peças.

O cabo flat deve ficar o mais longe possível da placa mãe. Empurre-o para dentro das baias do gabinete. A placa mãe deve estar livre de qualquer cabo que possa interferir na ventilação.  Pode-se ainda optar pela utilização de um cabo flat enrolado, cuja sua espessura não interfere na ventilação interna.

Os fios de fonte devem estar envolvidos em uma malha de nylon, porém, caso os da sua máquina não estejam, use prendedores de plástico para mantê-los bem presos e longe das ventoinhas.

Dicas para manter o PC refrigerado

Seguindo estas dicas, você conseguirá manter a temperatura do PC baixa e evitará problemas futuros. Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Fonte: Vila do Hardware

Mais sobre: Computador processador hardware
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar