A sonda europeia Rosetta cortou nesta quarta-feira (27) a comunicação com o robô espacial Philae pousado no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, disse a Agência Espacial Europeia (ESA).

"Hoje, a comunicação com o Philae foi cortada", declarou à AFP Andreas Schuetz, porta-voz da Agência Espacial Alemã (DLR).

Desde julho do ano passado, nenhum sinal foi recebido pela Rosetta do Philae e o robô tem sido considerado em estado de "eterna hibernação". De acordo com a ESA, mesmo assim, a interface responsável pela comunicação entre a sonda e o robô foi mantido ligado caso o Philae retomasse contato.

A sonda irá terminar a sua missão em 30 de setembro pousando sobre o cometa ao término de 12 anos de uma viagem espacial que permitiu avanços no conhecimento de corpos celestes, disse a agência no fim de junho.

A Rosetta, agora, irá pousar no cometa que se encontra o seu robô Philae, que está inativo desde o ano passado por falta de energia.

Agora, após 12 anos de viagem interplanetária, a Rosetta irá tentar concluir "de maneira magistral sua missão", revelou a ESA.

Atualmente, o cometa está se afastando do Sol e irá seguir nesta rota até alcançar 850 milhões de quilômetros de distância. Porém, a partir dos 600 milhões de quilômetros, a Rosetta irá perder a capacidade de armazenar energia suficiente para poder operar. Por essa razão, a ESA preferiu concluir a missão.