A sonda europeia Rosetta irá finalizar a sua missão em 30 de setembro pousando sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko após 12 anos de viagem espacial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pela Agência Espacial Europeia (ESA).


Sonda Rosetta irá pousar sobre cometa em 30 de setembro. Responsável pela missão diz que pouso poderá ter imprevistos.

A Rosetta irá pousar no cometa em que se encontra o seu robô Philae. Ele está inativo desde o ano passado por falta de energia.

"Para ambos será o fim da missão mais bela que se pode imaginar, com a possibilidade de realizar novas medições e imagens o mais próximo possível do cometa", disse Jean-Yves Le Gall, presidente do programa espacial francês CNES.

Conforme a ESA, após 12 anos de viagem, sendo os dois últimos no entorno imediato do cometa, a sonda Rosetta tentará concluir "de maneira magistral sua missão".

Atualmente, o cometa está se afastando do Sol e continuará nesta rota até chegar a 850 milhões de quilômetros de distância, porém, a partir dos 600 milhões de quilômetros a Rosetta acabará perdendo a capacidade de armazenar energia para operar. Por essa razão, a ESA decidiu encerrar a sua missão.

Porém, o responsável pela missão, Patrick Martin, disse através de comunicado, que poderá haver imprevistos.

"Embora estejamos fazendo todo o possível para garantir a segurança da Rosetta até esse momento, estes quase dois anos de experiência com o cometa nos demonstraram que as coisas não têm como sair segundo o planejado", disse no comunicado.