Dois cometas passarão próximos à Terra com intervalo de um dia. O primeiro deles, que poderá ser visto nesta segunda-feira (21), foi nomeado de Linear (2016 BA16), e aparecerá a cerca de 5,34 milhões de quilômetros no nosso planeta.

O segundo planeta, batizado de 2016 BA14, irá cruzar os céus na terça (22), a uma distância de 13 quilômetros da Terra. Os dois cometas poderão ser acompanhados a olho nu durante toda a noite.


                                                             Apesar da proximidade da passagem pela Terra, cometas não oferecem riscos ao planeta.                                                                                                                                              

"O cometa P/2016 BA14 possivelmente é um fragmento de 252P/LINEAR. Os dois podem ter uma ligação porque suas órbitas são notavelmente parecidas", afirmou o cientista Paul Chodash, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, nos Estados Unidos.

O chefe do departamento de astronomia do Instituto de astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG), Roberto Costa, disse que o ideal para a visualização é procurar um local com pouca iluminação artificial, como uma praia ou mesmo uma fazenda.

Apesar da relativa proximidade com a Terra, a passagem dos cometas não representa qualquer tipo de perigo para o planeta.