Na próxima terça-feira (8), um pequeno asteroide passará perto da Terra, informou a NASA. De acordo com a Agência Espacial Americana, a nova órbita do asteroide 2013 TX68, indica que ele passará a aproximadamente 5 milhões de quilômetros do nosso planeta.

A NASA salienta que o asteroide, de cerca de 30 metros, não apresenta nenhuma ameaça. Ele foi descoberto em 6 de outubro de 2013 através do projeto Catalina Sky Survey, que é financiado pela própria Agência. Na época, ele passou a uma distância de dois milhões de quilômetros da Terra.

Asteroide passará próximo do nosso planeta no início da semana que vem.

De acordo com estimativas, o asteroide passaria novamente em 5 de março a cerca de 14 milhões de quilômetros da Terra. Porém, os cientistas do NASA’S Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS) acabaram revendo todas as informações recolhidas anteriormente e forneceram novas estatísticas.

"Nós já sabíamos que o asteroide 2013 TX68 iria passar pacificamente pela Terra no início de março, mas estes dados adicionais permitem-nos ter um melhor controlo sobre a sua órbita", disse Paul Chodas, da CNEOS.

Ao longo do tempo, com os cálculos da órbita de asteroides  refeitas, e combinadas com recentes informações, é possível estabelecer uma distância e órbita mais precisa de um asteroide.

De acordo com os cientistas, o asteroide não oferece riscos à Terra.  "Não há preocupação nenhuma sobre esse asteroide — a não ser que você esteja interessado em vê-lo com um telescópio", disse Paul Chodas, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.