Oficina da Net Logo

Mais um asteroide passará perto da Terra

A NASA salienta que o asteroide, de cerca de 30 metros, não apresenta nenhuma ameaça. Ele foi descoberto em 6 de outubro de 2013 através do projeto Catalina Sky Survey.

Por | @oficinadanet Ciência Pular para comentários

Na próxima terça-feira (8), um pequeno asteroide passará perto da Terra, informou a NASA. De acordo com a Agência Espacial Americana, a nova órbita do asteroide 2013 TX68, indica que ele passará a aproximadamente 5 milhões de quilômetros do nosso planeta.

A NASA salienta que o asteroide, de cerca de 30 metros, não apresenta nenhuma ameaça. Ele foi descoberto em 6 de outubro de 2013 através do projeto Catalina Sky Survey, que é financiado pela própria Agência. Na época, ele passou a uma distância de dois milhões de quilômetros da Terra.

Asteroide passará próximo do nosso planeta no início da semana que vem.
Asteroide passará próximo do nosso planeta no início da semana que vem.

Leia em destaque: Smoot, a piada que virou uma medida do Google.

De acordo com estimativas, o asteroide passaria novamente em 5 de março a cerca de 14 milhões de quilômetros da Terra. Porém, os cientistas do NASA’S Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS) acabaram revendo todas as informações recolhidas anteriormente e forneceram novas estatísticas.

"Nós já sabíamos que o asteroide 2013 TX68 iria passar pacificamente pela Terra no início de março, mas estes dados adicionais permitem-nos ter um melhor controlo sobre a sua órbita", disse Paul Chodas, da CNEOS.

Ao longo do tempo, com os cálculos da órbita de asteroides  refeitas, e combinadas com recentes informações, é possível estabelecer uma distância e órbita mais precisa de um asteroide.

De acordo com os cientistas, o asteroide não oferece riscos à Terra.  “Não há preocupação nenhuma sobre esse asteroide — a não ser que você esteja interessado em vê-lo com um telescópio”, disse Paul Chodas, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.

Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais