O clima no nosso planeta é regulado por vários fatores, ou seja, processos influenciam diretamente no aspecto climático da Terra. Para entender melhor todo o sistema climático da Terra, vamos conhecer a definição de clima. Leia mais sobre ciência aqui no Oficina da Net.

O que é clima?

Clima é considerado o conjunto das características de temperatura, umidade, chuvas e ventos em uma determinada região no decorrer do ano. Muitas pessoas acabam confundindo clima com tempo, o que é bastante diferente. Tempo é a condição da atmosfera em um determinado momento, e o clima, conforme vimos, é definido por um conjunto de fatores.

O tempo pode mudar constantemente, já que sofre bastante influência das massas de ar. Diferentemente, o clima costuma ser mais constante, e mais fácil de ser previsto.

O clima de cada região sofre influência de fatores como:

  • Latitude: Em decorrência do formato da Terra e da inclinação do seu eixo, a incidência de raios solares é maior na linha do Equador durante todo o ano. Nessa região a temperatura é mais alta que no restante dos locais;
  • Altitude: A altitude costuma influenciar na temperatura de um local, sendo assim, quanto mais alta uma região, mas fria será. O efeito ocorre em razão do ar ser mais rarefeito, e com isso o calor se dissipa mais rápido;
  • Massas de ar: As massas de ar levam consigo as características da região de sua formação. Elas são classificadas como: tropicais, equatoriais e polares;
  • Fator continentalidade: A influência acontece em virtude da menor ou maior proximidade com as grandes quantidades de água;
  • Correntes marítimas: Tais correntes são responsáveis por transportar umidade, e assim, determina a circulação de massas de ar e ventos.

Clima no Brasil

O Brasil, não somente pela sua grande extensão, mas também em razão de sua localização no globo, possui uma variedade de climas. O país, que possui 8,5 milhões de Km², conta com cerca de 90% do território entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Assim, a maior parte do Brasil está situada em zonas de latitudes baixas, que prevalecem os climas quentes e úmidos. Confira o mapa abaixo:

Fatores que influenciam a as mudanças climáticas no mundo

Há muitos anos lemos e escutamos que o clima está mudando no planeta. No geral, o grande vilão apontado pelas mudanças climáticas no mundo é os danos causados pelo próprio homem, dizem os especialistas e defensores de um planeta mais limpo.

Estudos comprovam que o clima pode sofrer variação de forma natural, e também por alterações do próprio equilíbrio climático. A ciência descobriu que o clima no mundo sofre variação de forma natural, independente de ações antrópicas, ou seja, mesmo que o mundo não fosse habitado, e que o homem não interferisse em qualquer coisa na natureza, as estações do ano não teriam sempre as mesmas temperaturas. Fato justificado pelas mudanças climáticas ao longo da história do planeta.

Um dos principais fatores para isso é a intensidade da radiação solar sobre o planeta. Assim sendo, em determinados ciclos, a aproximação e o afastamento entre o Sol e a Terra, é um fator determinante para a incidência de radiação, e com isso, o grau de aquecimento e também resfriamento do planeta no decorrer de alguns períodos. A influência na temperatura dos oceanos atua diretamente na variação do clima no mundo. O El Niño e a La Niña são exemplos disso.

Porém, além das mudanças naturais, a maioria dos cientistas acredita que a influência do homem no planeta exerce papel importante e que o efeito será visto com maior intensidade no futuro. O que ainda não entrou em consenso é quando tais mudanças começarão ocorrer e que impactos elas terão na Terra.

Influência do homem no clima

A Revolução Industrial chegou para mudar toda e qualquer realidade no mundo. Assim, há cerca de duzentos anos o homem iniciou a sua dependência dos combustíveis fósseis para fazer com que suas máquinas funcionassem. A partir daí, tudo mudou, inclusive a intensidade do consumo das fontes de dióxido de carbono. Vale notar que uma parte do dióxido de carbono liberado na atmosfera acaba sendo absorvido pelas plantas ou mesmo dissolvido nos oceanos, porém, em razão da grande quantidade de emissão de tais gases, o método natural não está conseguindo dar conta da grande demanda. Leia também: como foi inventado o plástico.

Fatores como aumento da população, desmatamento, grande emissão de gases poluente das indústrias, carros, entre outros, são fatores apontados como possíveis causadores das mudanças climáticas no mundo. Leia como funciona uma usina nuclear.

Consequências atuais para o mundo

Alguns cientistas acreditam que os efeitos já observados no mundo não são influência do homem, apenas um processo natural. Porém, a grande parcela de estudiosos no assunto acredita que o mundo já está sofrendo as consequências da atualidade desregrada e ofensiva à natureza.

Exemplo disso são os registros de temperatura na Terra, que mostram a elevação de cerca de 0,6° C da temperatura do planeta ao longo dos anos. Assim, como a temperatura em elevação, outros aspectos também estão mudando, como o aumento de chuvas em determinas regiões, e estiagem em outras.

Em alguns locais no mundo, foi percebido uma redução do tempo de congelamento de lagos e rios, e ainda ondas de calor. As geleiras nos topos das montanhas também estão diferentes, ou seja, menores. Além disso, a espessura do gelo do Ártico no final do verão teve redução em 40% e, consequentemente, o aumento do nível do mar entre 10 e 20 cm.

Infelizmente, os cientistas não acreditam em uma melhora no planeta. A emissão de gases do efeito estufa deve aumentar muito ao longo dos anos, e se grandes áreas continuarem a ser degradadas e devastadas, a natureza nada poderá fazer para conter o avanço dos gases.

Vale lembrar que a variação na temperatura, principalmente para mais, poderá trazer grandes consequências ao homem, o efeito é de cascata, ou seja, degelo, elevação dos mares, e consequentemente influência nas chuvas e também secas.

Se nada for feito para conter tudo isso, em um futuro não muito distante, o homem sofrerá muito com o descaso atual. Então, nada mais justo que a sociedade faça a sua parte e ainda cobre das autoridades medidas para conter os efeitos nocivos do descontrole do homem.