O maior site de compartilhamento de arquivos piratas, o KickassTorrents (KAT), teve seu serviço bloqueado pela polícia. O administrador da plataforma acabou sendo preso na quarta-feira (20).


Polícia derruba maior site de torrents. Adminitrador da plataforma acaba preso. Até então, US$ 1 bilhão já teria sido movimentado com a pirataria. 

Artem Vaulin, de 30 anos, de acordo com as autoridades americanas, foi preso na Polônia ao ser apontado como o dono do KAT. O site já teria movimentado mais de US$ 1 bilhão em pirataria desde quando foi fundado, em 2008.

"Num esforço para evitar a aplicação da lei, Vaulin supostamente confiava em servidores localizados em países pelo mundo e movia seus domínios devido a seguidas apreensões e processos civis", disse, através de nota, a promotora Leslie R. Caldwell. "Sua prisão na Polônia, entretanto, demonstra mais uma vez que cibercriminosos podem correr, mas não se esconder."

A Justiça americana irá solicitar a extradição de Vaulin para que ele possa responder por crimes de conspiração para cometer crime de direitos autorais e lavagem de dinheiro, bem como infração a direitos autorais.

Vários domínios do KAT já saíram do ar, incluindo kickasstorrents.com, kat.ph, kickass.to, kickass.so e kat.cr. Além disso, uma conta bancária do ucraniano também foi apreendida.

Os investigadores só conseguiram chegar até Vaulin após se passarem por anunciantes, o que possibilitou a descoberta da conta bancária. Além disso, as autoridades perceberam que o IP acionado para login na página do KAT no Facebook era o mesmo usado para realizar compras através da iTunes.