Seu aparelho já recebeu o Android Mashmallow? Está na dúvida sobre quando terá a oportunidade de atualizar seu smartphone para o Android Nougat? Estas questões até já figuraram aqui no site depois do lançamento oficial, mas o que esta versão do Android tem para nos oferecer? Acompanhe neste guia de informações sobre o Android Nougat.

Veja: Conheça as novidades do Android O

O que é Nougat?

Nougat é um doce composto de uma pasta feita a base de mel recheada com amêndoas, amendoins ou outros cereais. Aqui no Brasil podemos dizer que o Nougat é uma espécie de Torrone ou ainda um "mandolate". O mandolate tem origem italiana, enquanto o torrene é espanhol. Ps: Você sabe que o Google utiliza nome de doces para as versões do Android, certo? Que tal conhecer mais sobre a História do Android?

A mais recente versão do Android foi lançada oficialmente em junho pelo Google. Na ocasião ainda não fora divulgado um nome para completar o "N" da edição 2016 do sistema operacional móvel. Dias mais tarde ela veio contrariando a expectativa comum de que o SO receberia o nome de "Nutella".

Como ter o Android Nougat?

Se você não faz parte do pequeno grupo de beta testers do Android Nougat, via Android N Developer Preview, terá de esperar até que sua fabricante divulgue oficialmente a atualização para seu modelo de smartphone. Porém se você é dono de um smartphone Nexus (5X, 6, 6P, 9, player, Pixel C) ou de um Sony Xperia Z3, pode fazer uso da versão Preview do novo Android. Estes modelos também devem ser os primeiros a receber a versão definitiva do SO quando ele for divulgado - acredita-se que até o final de setembro.

Você também pode conferir o post especial em que listamos as marcas e modelos de smartphones que já confirmaram a presença do Android Nougat.

Link do nosso canal no Youtube.

1. Modo VR - Realidade virtual

O Kit de desenvolvimento de softwares (SDK) voltado para realidade virtual do Google, possui suporte para o Google Cardboard e o novíssimo DayDream, apresentado durante o Google I/O.

Os cardboards representam para o Google a essência do VR (realidade virtual) e para eles, o DayDream é a evolução do VR para o Mobile. Um headset parecido com o VR da LG, possui também um controle remoto e vai oferecer aos usuários uma experiência completa em realidade virtual.

O Modo VR do Android Nougat dá aos desenvolvedores a liberdade de criar aplicações e experiências de realidade virtual com muita naturalidade e qualidade.

2. Melhorias de desempenho

Como sempre uma nova versão de Android promete melhorias no quesito desempenho. Com o Android Nougat não é diferente. O sistema incluiu compatibilidade para o modo de desempenho sustentado, que dá dicas aos desenvolvedores para otimizar seus aplicativos a fim de aumentar o nível de desempenho de longa duração.

Um dos pontos que vai melhorar, e muito, aqueles momentos de jogatina com o celular, é a aplicação da API Vulkan - uma nova API de renderização 3D, que renderá muito mais controle sobre o processamento gráfico dos smartphones. Veja abaixo um vídeo demonstração que peguei "emprestado" no canal Imagination Technologies do Vulkan em funcionamento. Dá para perceber o quão melhor seus games vão se comportar:

Vídeo incorporado do YouTube

Outro ponto interessante para esta nova versão do Android é a utilização do compilador de códigos JIT (Just in Time), que acelera o processo de download de apps em até 75% e, de quebra, ainda reduz o tamanho do código compilado pela metade.

Já ouviu falar no Projeto Svelte? Ele foi lançado junto do Android KitKat e a ideia sempre foi possibilitar que o Android mais recente pudesse também ser utilizado de forma eficaz em smartphones cujo hardware já não é mais um "garotão". Com os ajustes feitos no projeto e aplicados no Android N, os usuários terão menos peso de dados rodando em segundo plano e, portanto, um smartphone mais leve.

3. Economia de Bateria

O Android Mashmallow 6.0 implantou, na época, o modo soneca, que se chama Doze. Este modo de economia de energia vai - no Android Nougat - fazer seu smartphone aplicar uma série de restrições de processamento, rede e aplicativos enquanto o display não está ativo, reduzindo bem o consumo de energia e aumentando a vida útil da bateria.

4. Economia de dados

O Android Nougat traz em seu repertório um "salvador de dados" (mais que necessário nos tempos em que vivemos). De forma semelhante ao modo de economia de bateria, o Data Saver promete ajudar - de forma inteligente - o usuário a economizar o precioso plano de dados.

Quando o usuário ativar o Economia de dados, enquanto usa 3G ou 4G, o Android bloqueia serviços de downloads em segundo plano, além de comunicar aos aplicativos que é necessária uma redução do consumo de dados enquanto o modo estiver ativado. O sistema também reduz a qualidade de imagens, adia armazenamento prévio em cache e pode até bloquear imagens do navegador, por exemplo.

5. Quick Settings

A sua barra de configurações rápidas ficará mais inteligente e intuitiva. Nas versões antigas, você precisava aceitar as sugestões de configurações disponibilizadas no Quick Settings. Agora este menu está personalizável, podendo conter mais de uma página.

Você também poderá reposicionar estas configurações rápidas para que fiquem na melhor posição e ao alcance de seus dedos.

6. Multi-janelas

Se você é dono de um smartphone LG, Sony e até Samsung, certamente já está familiarizado com a possibilidade de trabalhar com a tela dividida. Porém, agora, o Android anunciou que terá uma grande novidade terá o sistema multi-janela. Os usuários, poderão assistir a um vídeo e fazer anotações ao mesmo tempo, por exemplo.

7. As notificações ganharam uma nova cara

Depois de mudanças mais singelas, a barra de notificações do Android Nougat está renovada e muito bonita. O estilo das mensagens também terá estilo diferente do que já estamos acostumados. Outra novidade é a possibilidade de responder mensagens - Whatsapp, por exemplo - diretamente da barra de notificações.

Você também terá autonomia para determinar a importância e prioridade das notificações que receberá na barra. Cada app terá sua personalização de notificação. Boa pedida, não é mesmo?

8. Configurações e menu hambúrguer

Outra modificação que chega para somar na experiência do usuário é o menu lateral no formato chamado de hambúrguer. Com um leve deslize da esquerda para a direita o usuário pode, por exemplo, pular das configurações do Wifi diretamente para a Bateria ou qualquer outro menu.

Além disso, ao navegar pelas configurações, as informações básicas de cada menu já estarão disponíveis na tela principal de configurações, como ocorre nas versões anteriores do Android. O usuário também ganhou autonomia para aumentar ou diminuir o tamanho das fontes e ícones, otimizando o espaço da tela de seu aparelho.

9. Usabilidade

O Google vem dando força na questão de usabilidade, são detalhes desde as configurações e acesso rápido aos itens mais usados, até informações de emergência. 

Confira abaixo algumas novidades em usabilidade:

  • Customização das "configurações rápidas"
  • Melhorias na navegação em configurações
  • Cadastro de informações de emergência
  • Sugestões de configurações (informações de melhoria para os aparelhos)
  • "Limpar tudo": até que enfim o Google colocou um botão para fechar todos os apps abertos
  • Mais emojis

Última atualização antes da versão final

O Google liberou a quinta e última versão Preview do Android Nougat. A próxima atualização deve ser a que chegará em nossos smartphones de forma definitiva. Esta será a última oportunidade de desenvolvedores enviarem ajustes finos do sistema antes da versão oficial.

E você já sabe se seu smartphone receberá o Android Nougat? Até o momento sabemos que apenas os smartphones Nexus têm esta garantia, mas estamos acompanhando e futuras novidades estarão disponíveis neste link. Acompanhe!