Comecei uma série de postagens aqui no Oficina da Net trazendo os melhores smartphones de cada companhia. O primeiro post foi dos aparelhos da Samsung. Hoje vamos conferir os top 5 smartphones da LG, outra marca sul-coreana que tomou a atenção do público durante a Mobile World Congress 2016, quando apresentou o novíssimo LG G5.

Desde os antigos celulares a LG já está entre as marcas mais queridas dos usuários. Na era dos smartphones não é diferente e desde o LG Optimus os olhares se voltam com mais precisão para a marca. Todavia, foi com o LG G3 que a companhia elevou seu nível de confiabilidade e qualidade, desde então, a cada lançamento de um top de linha, podemos esperar por aparelhos de muita qualidade e features inovadoras.

Então vamos ver quais são os 5 melhores smartphones da LG? Dá para imaginar qual será o primeiro da lista?

LG G5

O novo top de linha produzido pela LG foi anunciado há alguns dias, durante a MWC, em barcelona. O evento também virou pauta do ONCast #19, confira! Lá a LG mostrou o primeiro - e efetivo - smartphone modular (que possui módulos diferentes e montáveis), bateria removível e a inclusão do leitor de impressão digital.

A primeira grande mudança que dá par observar é no design arredondado do LG G5. Se no G4 podíamos ver uma pequena curvatura na tela, no G5 as superfícies voltam a ser totalmente planas, porém o aparelho recebeu cantos mais arredondados.

Outra novidade é a carcaça em metal para este smartphone, antes eles vinham com capas em policarbonato e eu senti na pele, ou melhor, no LG G4, a fragilidade de se utilizar materiais menos resistentes em um aparelho premium. Uma queda em posição desfavorável foi suficiente para marcar a carcaça para sempre.

Apesar disso, é a possibilidade de sacar a bateria por baixo do aparelho que realmente chamou a atenção dos curiosos. A facilidade de retirar a peça inferior do G5 e colocar ali os chamados "Friends" para melhorar as opções da câmeras (LG CAM Plus) ou ainda para aperfeiçoar a experiência de som (LG Hi-Fi Plus). As novidades ainda ficam completas com o LG 360 CAM (uma câmera esférica que capta 360º em fotos em vídeos e o LG 360 VR - que é um óculos de realidade virtual compacto e muito bonito.

O carro-chefe da LG para 2016 possui o potente processador Qualcomm Snapdragon 820, display de 5,3 polegadas, memória interna de 32GB (com slot para cartão microSD de até 2 TB) e 4GB de memória RAM. Ele também possui três câmeras - duas na traseira (8MP om raio de alcance de 135º e 16MP) e uma frontal também com 8MP.

O smartphone foi o grande destaque do MWC 2016 com trinta prêmios e deve ter pré-venda iniciada até o fim do mês.

> Compre aqui o LG G5

Veja nosso ranking de reviews

LG V10

No ano passado a LG lançou um novo smartphone com a promessa de ser o parrudão da turma. O LG V10 é um smartphone robusto e, diferente da linha G da marca, contém design completamente novo, ou seja, sem características de modelos anteriores. Com um display de 5,7 polegadas com resolução quadHD, o modelo possui a maior tela vista em smartphones.

Mesmo que a outras marcas já tivesse produtos com duas telas na parte frontal dos smartphones, a LG apostou em uma segunda tela de 2.1" localizado acima do display principal. Ali são mostradas notificações entre outras funcionalidades.

Suas medidas são pouco mais elevadas que o normal (159,6 x 79,3 x 8,6 mm e 192 gramas). Apesar disso, as configurações de hardware compensam qualquer ponto negativo. Com processador hexa-core Qualcomm Snapdragon 808 (1 quad-core de 1.44 GHz Cortex-A53 e outro dual-core de 1.8GHz Cortex-A57), além da Adreno 418 e 4GB de memória RAM, o smartphone está entre os melhores smartphones do mercado.

Ele ainda possui 64GB de armazenamento interno com a possiblidade de ampliação via cartão microSD de até 120GB. O smartphone possui ainda excelente câmera de 16 MP e uma frontal com 5MP, além da capacidade de gravar vídeos em 4K com 30 frames por segundo. Para suportar todas as funcionalidades do LG V10, uma bateria de 3000 mAh promete ser suficiente.

O V10 ainda não está à venda no Brasil. Que este cenário mude em 2016.

LG G4

Merecida a presença do LG G4 nesta lista. O aparelho trouxe o melhor modo manual para a câmera e gerou uma nova experiência fotográfica aos usuários. Mas não é só isso. Ele vem com processador Qualcomm Snapdragon 808, GPU Adreno 418, 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno (mais cartão microSD de até 128GB). Veja o review.

Este conjunto de hardware permite uma experiência muito agradável ao usuário e, tirando poucos casos em que ele superaqueceu ou teve algum travamento, você dificilmente terá estresse com o LG G4.

Ele possui também uma câmera de 8MP na superfície frontal e 16MP na câmera principal. Esta segundo com a possibilidade de utilizar o modo manual - em que o usuário pode alterar parâmetros de fotometria e deixar a foto da maneira que quiser.

Leia também: 9 dicas de fotografia com smartphones

O excelente display de 5,5 polegadas - resolução quadHD - e a bateria de 2900 mAh dão ao usuário muita qualidade para fazer todas as funções necessárias com o smartphone.

Dá para encontrar o LG G4 na faixa dos R$ 1.799,90 aqui.

LG Nexus 5x

No segundo semestre de 2015 o Google voltou à LG para lançar o Nexus 5x, superior ao Nexus 5 com hardware muito parecido com o LG G4. O smartphone não é vendido no Brasil, mas possui boa aceitação no mercado internacional.

O grande diferencial dos aparelhos produzidos pelo Google é o Android puro. Ele possui display de 5,2 polegadas com resolução fullHD, leitor de impressão digital. Processador Qualcomm Snapdragon 808 - hexa-core e GPU Adreno 418 e 2GB de memória RAM.

Quando se fala em câmeras o Nexus 5X possui 12,3MP com abertura f/2.0. Ele também faz vídeos em 4K (30fps) e slow motion com 120 frames por segundo. Já na câmera frontal, são 5 MP também com abertura f/2.0.

Tomara que o Google Store funcione um dia no Brasil para que a gente possa também usufruir destes smartphones.

LG G3

Eu sei que já faz um bom tempo, mas o LG G3 ainda é uma ótima opção em relação aos outros smartphones produzidos pela LG. Em caso de você procurar um smartphone bom sem ligar muito para a idade dele, é possível encontrar o LG G3 no mercado.

Ele foi bem avaliado quando passou aqui pela redação do Oficina da Net - claro que outros aparelhos melhores surgiram depois. Se você optar por um destes, terá um processador Qualcomm Snapdragon 801, GPU Adreno 330 e 2GB de memória RAM. 16GB de armazenamento interno com possibilidade de ampliação com um cartão microSD de até 128GB.

A câmera frontal, apesar da pouca resolução, faz boas fotos com 2,1MP. Já a Câmera traseira, que possui 13MP, faz excelente retratos. O smartphone ainda faz vídeos em 4K - 30fps.

3000 mAh de potência na bateria são suficientes para que o smartphone tenha desempenho regular na autonomia da bateria.

Você pode encontrar exemplares do LG G3 por R$ 1.274,15 em pesquisa na web.


Veja e compare todos os modelos LG que já testamos aqui no Oficina da Net.

Gostou das opções? O mais interessante é que você, brasileiro, tem opção de comprar pelo menos três dos modelos expostos neste artigo - com possibilidade do LG V10 aparecer no mercado durante o ano. Qual é o melhor segundo sua avaliação?

Deixe seu comentário! Um abraço.