Nesta terça-feira (10), a Qualcomm apresentou em um evento em Nova York o seu novo chip, o Snapdragon 820. A novidade promete mexer com o mercado móvel. "Demos um passo atrás e fizemos um redesign completo", disse TIM McDonough.

A necessidade de um novo chip era primordial, já que, rumores indicavam superaquecimento no Snapdragon 810, o que acabou perdendo espaço no mercado.

Agora, o Snapdragon 820 chega com novos modems, que suportam os padrões X12 LTE, com downloads de até 600 Mb/s (Cat 12). Ele também é compatível com frequências de operadoras e 3X20 MHz, assim sendo, irá funcionar virtualmente em todos os mercados. Para completar, o Snapdragon 820 é compatível com o Quick Charge 3.0 e USB 3.0.

No que diz respeito a câmera, o 820 suporta sensores de até 28 MP, com captura e reprodução de vídeos em 4K UHD. Além disso, o chip é capaz de controlar displays nos mesmos 4K. O chip conta com uma GPU Qualcomm Adreno 530 com tentativa de processamento 64 bits através da CPU Kryo.

A Samsung trabalhou conjuntamente com a Qualcomm para fazer com que o 820 use a tecnologia de fabricação 14 nm FinFET, considerada a mais eficiente disponível atualmente no mercado.

Mesmo com o lançamento do Snapdragon 820, a Qualcomm não fez qualquer anúncio sobre quais os aparelhos contarão com a presença do novo chip, bem como não ofereceu um cronograma de sua disponibilidade.