A Qualcomm lançou o seu mais recente processador, o Snapdragon 820. A revelação foi feita nesta quarta-feira (12), durante a Siggraph 2015, que está ocorrendo nesta semana em Los Angeles. O evento é um dos maiores do mundo em computação gráfica.

O novo chip promete entregar uma performance gráfica melhorada se comparada ao seu antecessor, o Snapdragon 810. Além disso, ele chega com o inédito Adreno 530 GPU (Graphics Processing Unit).

"Nossa intenção é trazer para o smartphone a mesma qualidade gráfica dos top PCs", disse Micah Knapp, diretor de engenharia da Qualcomm.

De acordo com a Qualcomm, os smartphones que serão equipados com a tecnologia poderão gerar imagens melhores, e ainda proporcionar um alto desempenho para games. "Desempenho móvel que rivaliza com o que os usuários atualmente recebem na sala de estar", disse a fabricante. 

Através da arquitetura do novo Adreno 530, a fabricante disse que o processador irá entregar maior velocidade e suporte gráficos móveis de alta qualidade, e melhor de tudo, sem prejuízo para a bateria no dispositivo.

"Nós estamos significativamente melhorando as capacidades de processamento visual de próxima geração do Snapdragon para apoiar experiências de usuários ligados à fotografia computacional, visão computacional, realidade virtual e gráficos foto-realistas em dispositivos móveis, ao mesmo tempo que maximizamos a vida da bateria", defende Tim Leland, vice-presidente de produto da Qualcomm.

O novo processador conta com o inédito Qualcomm Spectra 14-bit, unidade de Image Signal Processing (ISP) projetada para suportar fotografias de qualidade superior a DSLR e reforçada visão de computador. 

O Spectra irá permitir suporte para três câmeras simultâneas, de até 25 megapixels a 30 quadros por segundo.

A Qualcomm disse que, mais de 1 bilhão de dispositivos móveis usam os processadores Snapdragon atualmente. O novo processador deverá estar presente em smartphones ainda no primeiro semestre de 2016.

De acordo com rumores, a Samsung Galaxy S7 e o Xiaomi Mi 5 deverão contar com o Snapdragon 820.