Em onze anos o Oficina da Net já contabilizou mais de 13.500 publicações. O conteúdo aprofundado e explorado em forma de artigos, notícias, dicas, tutoriais, reviews e entrevistas fez com que, ao longo dos anos, o site se tornasse referência quando o assunto é tecnologia. Para ilustrar melhor essa trajetória de sucesso montamos uma linha do tempo com as postagens que se destacaram na história do Oficina. 

2005 - Entrevista com o fundador do Oficina da Net

Este foi o ano do nascimento do Oficina da Net e, infelizmente, os primeiros registros da vida do site, feito as fotos de nascimento (daquelas reveladas a partir de um filme que vão se amarelando e se perdendo entre as mudanças da família), não podem ser resgatados. Mas, para que este importante ano não fique em branco, escolhemos uma entrevista muito bacana com o fundador do site para marcar os primeiros doze meses e ilustrar a história do Oficina da Net. A seguir, apenas uma amostra da entrevista que teve 8.097 visualizações. O conteúdo completo pode ser conferido aqui.


Nícolas Müller, criador do Oficina da Net

Oficina da Net: Dez anos é um tempo de vida que a maioria dos negócios não chega a alcançar, principalmente se iniciados por um jovem de 20 e poucos anos. Houve algum momento em que a pressão, tua inexperiência ou medo, te fizessem cogitar desistir do Oficina?

"O site nasceu de uma vontade enorme de aprender a programar e transmitir todo este aprendizado que fui adquirindo ao longo do tempo, em forma de conteúdo, para quem assim como eu, tinha dificuldades em aprender e encontrar informações sobre o assunto. Em 2005 a internet não era como hoje. Quando você procurava algo, dificilmente encontrava resultados que satisfizessem sua necessidade. Por diversas vezes pensei em desistir do pequeno projeto, quando via os acessos não aumentarem, e a pouca participação das pessoas. Quem tem um site sabe do que estou falando. Certa vez, cheguei a fazer uma postagem no site falando sobre o fim dele. Não lembro ao certo a data, mas foi no ano de 2008. Embora fosse fácil atualizar os conteúdos, já com mais gente participando com seus conteúdos e divulgando também seus conhecimentos para outros, eu havia desistido. Foi quando surgiram duas mensagens nos comentários daquele post que me fizeram jamais voltar a ter este pensamento. Um deles era um colunista do site que havia postado algo parecido com: "eu já pensei em criar um blog para postar meus conteúdos, mas ninguém o leria. Eu teria pouca interatividade e menos comentários do que tenho aqui. Não feche o site". E outro era um usuário: "Não faça isso! Eu acesso diariamente o site há mais de 2 anos, só para ver as novidades, por favor não desista." Desde então tenho persistido a ponto de tornar o projeto parte da Desenvolve Web, empresa que hoje o mantém e do qual sou sócio-fundador", Nícolas Müller.

2006 - Redirecionamento em JavaScript

No ano de 2006 a publicação mais vista foi um tutorial que ensina como fazer um redirecionamento de páginas, baseado em um critério pré-definido (idade), a usar document.location, window.location, setTimeout e, ainda, a redirecionar a página depois de cinco segundos. Um texto simples e objetivo que traz dicas úteis para o aprendizado em programação. Confira aqui o passo a passo completo que já teve 117.686 visualizações.

 

2007 - O que é Criptografia? 

O artigo que bombou em 2007, com 256.799 visualizações, foi o que explicava que Criptografia é um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor conseguem decifrá-la. Nesta publicação é possível entender os aspectos fundamentais desse assunto, saber mais da teoria e compreender a importância da criptografia na prática, seja ela usada em 2007, 2016 ou 2020. Acesse o artigo na íntegra para ficar por dentro deste interessante conteúdo.

 

2008 - O que é um sistema operacional? 

Com 791.301 visualizações o campeão de 2008 foi o artigo que explica tudinho sobre sistema operacional. Além de dizer que um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, que fornece rotinas básicas para controle de dispositivos e ainda possibilita a gerência, o escalonamento e a interação de tarefas, tudo isso mantendo a integridade do sistema, a publicação traz um conteúdo aprofundado com diversas dicas práticas e explicações conceituais. Vale a pena conferir o artigo completo.

 

2009 - Como calcular porcentagem no Excel 

O Excel é um grande aliado nas rotinas pessoais e profissionais de muita gente. Vai ver, também por isso, o artigo mais visualizado em 2009 foi, justamente, o que ensina como calcular porcentagem nesta ferramenta. As 775.504 visualizações comprovam a utilidade da informação explicada neste material. Afinal, praticidade em tempos de muita correria é essencial, não é mesmo?! Então, que tal facilitar a sua vida também? Dá uma olhada no conteúdo completo que está bem fundamentado e fácil de ser compreendido.

 

2010 - Fluxuograma: o que é e como fazer? 

A publicação de 2010 que mais se destacou até hoje foi a que explica o que é um fluxuograma, qual a sua utilidade e, ainda, ensina como fazê-lo com alguns programas. As 917.301 visualizações dão a entender o quanto este tipo de gráfico é útil, tanto para organizar questões da vida pessoal quanto para documentar ou analisar processos no trabalho. Com explanações de fácil compreensão o artigo, que pode ser conferido na íntegra aqui, cumpre com o seu papel de informar e ensinar um conteúdo importante e bastante proveitoso.

 

2011 - Como usar o celular como um modem? 

E que tal se o seu celular, além das tantas utilidades que ele possui, ainda pudesse ser usado como um modem? Pois bem, essa função também pode ser desempenhada por um smartphone e a explicação de como isso é possível está no artigo publicado em 2011. Não é à toa que, com 24.491 visualizações, esse passo a passo é o post campeão do ano. Os detalhes que ajudam a programar o celular para atuar como um moden você encontra no artigo completo que ainda traz exemplos simples e práticos para ficar ainda mais fácil de ativar essa opção.

 

2012 - As polêmicas fotos de Carolina Dieckmann

O ano de 2012 foi marcado por notícias que envolviam a insegurança virtual e, por aqui no Oficina da Net, isso não foi diferente. O artigo publicado em 2012 que mais causou alvoroço foi o que trouxe as informações sobre as polêmicas fotos da atriz global Carolina Dieckmann. Na época, Carolina foi alvo de chantagem após ter suas fotos íntimas roubadas. O desenrolar dessa história gerou uma lei, que leva o nome da atriz, em prol da segurança virtual. Já para a publicação do Oficina da Net a situação rendeu mesmo foi em visualizações: foram 394.422 até hoje. Veja o artigo completo para entender como foi a polêmica.

 

2013 - Aprenda a baixar vídeos do Youtube sem usar programas 

Este artigo, que ensina como baixar vídeos do Youtubve sem a necessidade de usar um programa específico, não só foi o post publicado em 2013 que obteve o maior número de visualizações até hoje, como é a postagem mais vista de todo o Oficina da Net. O maior campeão soma, até o momento, 1.914.506 visualizações, não é à toa que ele se mantém no topo. Bacana, não?! Então aproveita que está aqui e dá uma conferida no post completo. Já adianto que o passo a passo é "mamão com açúcar", ou seja, está bem claro, simples e exemplificado, tornando a compreensão muito fácil. Bora lá aprender a baixar o seu vídeo preferido e poder assistí-lo em seu dispositivo sem se preocupar com a internet?!

 

2014 - Os melhores aplicativos para baixar música no Android

Cada vez mais temos aplicativos para facilitar as nossas vidas, mas, entre tantas opções como saber quais os melhores para cada função? Em 2014 publicamos um artigo indicando os melhores aplicativos para baixar música no Android. E advinha? Ele foi um sucesso!! O post já alcançou a marca de 813.815 visualizações, mas isso não é de espantar. Afinal, se ouvir música já é bom, imagina poder ouví-la quando e onde bem entender, sem se preocupar se está gastando todo o pacote de dados móveis. Se você adora curtir um som não pode deixar de ver esse artigo na íntegra que está recheado de dicas bacanas.

 

2015 - Os 17 erros mais comuns na Play Store e como resolvê-los

Xihh, foi baixar um aplicativo pela Play Store e não conseguiu concluir porque deu erro? Saiba que você não está sozinho nesta situação. A boa notícia é que, em 2015, nós publicamos um artigo com nada mais, nada menos que DE-ZES-SE-TE erros bem comuns na Play Store mas já resolvidos pela equipe. Curtiu? Pois é, outra vez você não foi o único. Este help do Oficina da Net teve 431.143 visualizações e olha que a publicação tem só um ano de vida, heim?! Então já sabe, quando for fazer o download daquele app e aparecer um ERROR é só vir aqui no artigo completo para resolver essa parada aí.

 

2016 - Os melhores salários por linguagem de programação

O artigo destaque deste primeiro semestre de 2016 fala de uma coisa que todo mundo gosta de receber, mas que nem sempre corresponde ao real valor merecido pelo profissional. Acertou quem apostou que o tema é salário. Seja por conta da situação econômica do País, da crise política, da supervalorização do mercado, da desvalorização da área de atuação, da falta de reconhecimento, ou outros tantos fatores que definem um bom ou mau salário, a questão é que esse assunto gera sempre muito pano pra manga. E na área de programação isso não é diferente. Tanto que, para explorar bem este assunto, produzimos um artigo, no início deste ano, que traz uma pesquisa cheia de dados relevantes informando, dentro do ramo de linguagem de progframação, quais as melhores áreas para se trabalhar, as localidades onde a remuneração é melhor e quais as possibilidades de vagas por setor. Dá uma conferida na publicação completa que já soma 56.839 visualizações e é uma ótima leitura para quem está iniciando na carreira ou apenas quer se atualizar sobre o mercado.

[

 

Série especial: aniversário Oficina da Net

Este artigo faz parte da série especial produzida em comemoração aos 11 anos do Oficina da Net feitos no dia 04/07/2016. Veja o primeiro post da série que conta onze fatos e curiosidades do site. Você não pode perder nesta quarta-feira, 06/07/2016, às 14 horas ao vivo pelo canal Oficina da Net TV, no Youtube, o ONCast especial de aniversário. O programa terá a participação do fundador do Oficina da Net e de toda equipe de editores do site. Estaremos respondendo as mais diversas perguntas que recebemos dos nossos leitores por meio da promoção #RepórterON e iremos sortear, entre esses participantes que estiverem acompanhando ao vivo o programa, um Mouse Corsair Katar e um Headset Corsair Void Wireless. Demais, né?! Na quinta-feira (07/07/2016) a série continua com todas as perguntas recebidas pelo #RepórterON respondidas e postadas aqui no site. E, para encerrar a semana de aniversário com chaves de ouro, teremos um ONUPdate diferente. É imperdível! Então não deixa de passar aqui para conferir todo esse conteúdo especial que estamos produzindo com muito carinho para você, querido leitor, que nos acompanha sempre! Você já sabe, mas não custa nada lembrá-lo que a sua opinião é sempre muito importante para nós!