A OSVR, iniciativa de realidade virtual de código aberto da Razer, lançou a segunda versão do seu óculos VR. Chamado de HDK 2, o kit de desenvolvimento começará a ser comercializado em julho pelo valor de US$ 399,99 (cerca de R$ 1.380).

O valor é o grande destaque, já que custa a metade do valor do HTC Vive, que sai por US$ 799 (R$2.760), como também do Oculus Rift, que sai por US$ 599 (R$2.070).

A principal diferença da segunda geração está na tela. O HDK 1 contava com tela única, já o sucessor possui dois displays OLED de baixa persistência, com tecnologia IQE (de   ‘Image Quality Enhancement’, ou "Melhoria de Qualidade da Imagem"). A resolução total é de 2.160 X 1.200 pixels (1.080 x 1.200 por olho), com densidade de 441 ppi e rotação de 90 quadros por segundo.

O sistema de lente dupla conta com foco personalizável, cobrindo variações de +4.5 a -2 graus de dioptrias, o que permite o seu uso sem óculos. Os óculos da Razer contam também com câmera 360° operando a 100hz, sensores acelerômetro, giroscópio e bússola. Conta com conexão USB 3.0 e codec de som surround integrado.

No entanto, o HDK 2 não possui controle próprio. O usuário pode conectar qualquer gamepad, o que inclui dos headsets concorrentes, ou mesmo um acessório da fabricante.

Confira as especificações:

  • Display: OLED
  • Resolução: 2160x1200 pixels
  • Taxa de atualização: 90 Hz
  • Plataforma: OSVR
  • Campo de visão: 110 graus
  • Área de rastreio: 243 x 274 cm
  • Controle: qualquer hardware compatível com OSVR, qualquer gamepad compatível com PC
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, sensor de rastreio de posicionamento em 360 graus
  • Conexões: HDMI, USB 2.0, USB 3.0
  • Requerimentos: NVIDIA GeForce GTX 970/Radeon R9 280 (equivalente ou superior), Intel Core i5-4590 (equivalente ou superior), 8 GB de RAM, saída HDMI 1.3 e 2 x USB 2.0