O Yahoo colocou à venda mais de 3.000 patentes. Com isso, a companhia espera arrecadar cerca de US$ 1 bilhão, de acordo com o Wall Street Journal.

No pacote de vendas está incluso até o mecanismo de pesquisa da companhia. As ofertas devem ser recebidas até a metade de junho e a negociação irá acorrer através do banco de investimentos Black Stone IP, que é especializado no setor.

O portfólio da companhia conta com mais de 6.000 patentes de tecnologias de dados, mobile e ainda de publicidade. Há pouco tempo, a empresa transferiu 2.659 propriedades  intelectuais para a subsidiária Excalibur IP LLC.


Yahoo enfrenta um momento difícil, com altos prejuízos e discussões entre os acionistas.

De acordo com um porta-voz da empresa, a venda "representa uma oportunidade única para companhias que operam na indústria da internet de adquirir algumas das patentes mais pioneiras e fundamentais relacionadas a pesquisa e publicidade na internet".

Entre os interessados pelas patentes estão o Google e a Microsoft, de acordo com o Envision IP, escritório de advocacia especializado em patentes.

Além da venda de patentes, o Yahoo também está em busca de compradores para o seu negócio principal, que concentra sites, email, pesquisa, Tumbrl, Flickr, produção de conteúdo e de notícias e ainda a divisão de anúncios na internet.

Uma das grandes interessadas pelo negócio de internet da companhia é a empresa de telecomunicações Verizon Communications. Ela fez uma oferta de US$ 3 bilhões.

Vale notar que o Yahoo enfrenta ao longo do tempo prejuízos bilionários e ainda várias discussões com os acionistas.