Nesta sexta-feira (3), a Copa América 2016 recebe uma homenagem através do Doodle do Google. Hoje marca o centenário do campeonato, que foi criado em 1916. A Copa América é a principal disputa de futebol entre os países do continente americano.

Os Estados Unidos, pela primeira vez, irão sediar a disputa, que tem início nesta sexta-feira. Na sua tabela há 16 países, entre eles Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Paraguai, Brasil, Equador, Haiti, Peru, Jamaica, México, Uruguai, Venezuela, Argentina, Bolívia, Chile e Panamá.

A Copa América é conhecida também com uma prévia para a Copa do Mundo, a principal competição de futebol do mundo. Nestes 100 anos de história, pela primeira vez, os jogos serão disputados nos Estados Unidos. O Brasil tem sua estreia no sábado (4), contra o Equador, no estádio Rose Bowl, às 23 horas (Horário de Brasília).

O Doodle desenvolvido pelo Google é bastante colorido. Nele é possível ver uma bola parada no centro do gramado com o número 100, que remete ao centenário da competição. Em direção a bola aparecem dois jogadores correndo. Cada um deles possui uma cor diferente: azul e vermelho. Ao fundo, uma imagem que representa um estádio. Já no gramado é possível ver o nome Google, com o segundo "o" substituído por uma pelota.

O Campeonato Sul-Americano, como era chamado inicialmente, teve sua disputa pela primeira vez em 2 de julho de 1916. A competição fez parte das comemorações do centenário de independência da Argentina.

A Argentina foi o país que mais sediou o torneio, totalizando nove edições. O Brasil aparece na quinta posição, tendo sediado a Copa das Américas em quatro ocasiões (1919, 1922, 1949 e 1989). Em 2019 o país será novamente palco dos jogos.