A disputa entre a Oracle e o Google envolvendo o Android pode finalmente ter chegado ao fim. Após seis anos de ser iniciada, a gigante das buscas levou vantagem em relação a Oracle.


Google vence batalha sobre Oracle em relação a caso envolvendo o Android. A decisão foi unânime dos jurados.

Na quinta-feira (26), um júri de dez pessoas concluiu que o uso das APIs do Java para a elaboração do Android não configura violação de direitos. Com isso, foi colocado um ponto final em um julgamento que iniciou no início do mês e impediu que o caso fosse para a fase das compensações. Caso os jurados decidissem o contrário, a Oracle poderia pedir reembolsos que poderiam atingir US$ 9 bilhões, disse o Ars Technica.


De acordo com informações, a Oracle estava solicitando indenização de 9 bilhões  de dólares ao Google.

A Oracle, não satisfeita com decisão, disse que constatou várias brechas na decisão para realizar uma apelação.

"Acreditamos fortemente que o Google desenvolveu o Android ao ilegalmente copiar a tecnologia central Java para ingressar no mercado de dispositivos móveis", afirmou o defensor da Oracle, Dorian Daley, em comunicado.

Já o Google, através de comunicado, disse que a decisão é "uma vitória para o ecossistema Android, para a comunidade de programadores Java e para desenvolvedores de software que dependem de linguagens de programação abertas e livres para criarem produtos inovadores".