Nesta terça-feira (18), a Nokia revelou que assinou acordo com a companhia finlandesa HMD Global de licenciamento exclusivo de sua marca para celulares e também tablets. O contrato é de 10 anos e a produção dos aparelhos será em uma subsidiária da Foxconn.

A Nokia, que é pioneira na fabricação de aparelhos móveis, vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2014. A empresa manteve suas patentes e com isso começou a preparar uma volta ao mercado através do licenciamento da marca.


Nokia foi pioneira no mercado de celulares. A empresa liderou o ramo por vários anos. Agora, marca será usada novamente.

Assim, a companhia irá receber pagamentos de royalties da HMD relacionados à venda de produtos que utilizam a sua marca. "Em vez de a Nokia voltar a produzir celulares ela mesma, a HMD planeja produzir celulares e tablets que possam ampliar o valor da marca Nokia nos mercados globais", afirmou Ramzi Haidamus, chefe da unidade de patentes da Nokia.

Através de comunicado, a Microsoft revelou a venda, por 350 milhões de dólares, da atividade de telefones de base para a HMD Global e a Foxconn.

O negócio entre a Nokia e HMD irá permitir o acesso ao portfólio da Nokia. A HMD irá comprar da Microsoft os direitos de uso da marca Nokia em celulares básicos até 2024. "Juntos, estes acordos farão da HMD a única licenciada global para todos os tipos de celulares e tablets com a marca Nokia", disse a HMD em comunicado.

A HMD é uma empresa jovem, controlada pela Smart Connect, um fundo de investimentos administrado por Jean-Francois Baril, um ex-funcionário da Nokia.

O acordo entre a Nokia e HMD deverá ser concluído no segundo semestre de 2016. Ainda não há detalhes sobre o lançamento de novos aparelhos.