De acordo com o jornal The Telegraph, que cita fontes anônimas, em breve, o Google poderá ter que pagar uma multa recorde pela prática de monopólio em seu motor de buscas. O valor da multa seria de US$ 3,4 bilhões, que corresponde ao resultado de uma investigação que já dura seis anos por parte de Comissão Europeia.

De acordo com a Comissão Europeia, o Google teria favorecido os seus próprios resultados de buscas, deixando as opções da concorrência em segundo plano.


Multa de US$ 3,4 bilhões deverá ser aplicada ao Google pela União Europeia por favorecimento nos resultados de buscas para sua própria companhia. A gigante poderá ainda                recorrer. O Google também enfrenta outras acusações pelo órgão.                       

Vale lembrar que esta não é a primeira investigação que o Google enfrenta da Comissão Europeia, atualmente a companhia também está sendo investigada pelo órgão se utiliza o seu sistema operacional Android para dificultar algumas alternativas em relação ao seu serviço de mapas, buscas e lojas de aplicativos. Tudo isso para priorizar os seus próprios serviços.

A publicação diz ainda que a multa da Comissão Europeia deverá ser aplicada já no próximo mês. Porém, ela poderá passar por revisão.

O Google, além de ter que desembolsar a quantia em dinheiro, terá ainda que alterar as suas práticas de pesquisa, ou seja, ficando de acordo com a legislação europeia.