Em fevereiro deste ano a Vivo anunciou uma mudança um tanto quanto polêmica na forma de comercializar seus planos de internet banda larga fixa. Os novos contratos passaram a limitar o consumo de dados (algo que já estava previsto nos contratos da Oi e Net), o que implicará na redução da velocidade ou corte da internet quando o cliente atingir o consumo total de sua franquia. Algo que só passaria a valer a partir de 2017. Contudo, por decisão da Anatel, a prática está proibida por tempo indeterminado.

Com isso o assunto limite de dados ocupou o centro das conversas nas últimas semanas, sendo tão comentado quanto o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.  Enquanto que no Brasil a discussão se as empresas devem ou não impor franquias limitadas está em plena polvorosa e muitas dúvidas se levantam em relação ao serviço de internet em terras estrangeiras, nos Estados Unidos a empresa Comcast anunciou que irá elevar o limite de consumo de dados mensais de seus planos para 1TB (equivalente a 1.000 GB).

Este é um aumento significativo, se comparado com o limite de 300GB comercializado pela operadora atualmente. A Comcast diz acreditar que não haverá problemas com seu novo limite. Conforme o vice-presidente executivo da empresa, Marcien Jenckes, "hoje  mais de 99% dos nossos clientes não vêm perto de usar um terabyte", disse ao site The Verge. Ele acrescenta que um cliente típico utiliza apenas 6% de um terabyte por mês. 

Segundo o site The Verge, o limite no consumo de dados para clientes da Comcast está a ser testado para todos os consumidores em todas as áreas dos EUA, mas ainda não é totalidade. Todos os clientes que possuem as atuais franquias, terão seu limite elevado a1TB até junho. Quem precisar utilizar mais que isso em internet, terá que adquirir um pacote adicional, que pode ser de 50GB por US$ 10 ou um plano ilimitado por US$ 50 a mais por mês.

Confira valores e comparações com demais planos em outros países, neste nosso artigo especial sobre as franquias limitadas.

Como pode-se ver, de fato não é apenas no Brasil que a internet é limitada. Porém o que também fica evidente é a diferença no total de dados que pode ser consumido nas franquias comercializadas no Brasil e em outros países. Enquanto que por aqui a Vivo, por exemplo, vende um plano limitado com o máximo de 130GB, nos EUA a Comcast comercializa franquias de 300GB, que será elevada para 1TB.