Operadoras de Telefonia vão cobrar duas vezes por um mesmo serviço?

Anatel permitiu que as Operadoras de Telefonia cobrem duas vezes por um mesmo serviço?

Por Internet 2 comentários
Operadoras de Telefonia vão cobrar duas vezes por um mesmo serviço?

Geralmente, o usuário paga por um Pacote FIXO de Internet que vem descrito como: ILIMITADO + Banda Larga de velocidade "x". Esse termo "ILIMITADO", na prática corresponde à: 24 horas por dia (de navegação na Internet) durante 30 dias.

Neste caso, o valor cobrado é pré-fixado pela operadora (para que o usuário tenha acesso ilimitado à Internet e possa NAVEGAR dentro desse período de tempo), sobretudo, sem custos adicionais. Então, já que é possível fornecer esse serviço, logo, há margem de lucro satisfatória para a empresa.

Leia todo o conteúdo relacionado à limitação da Internet no Especial Banda Larga Brasil aqui no Oficina da Net.

Assim, ao adquirir o Pacote FIXO: o usuário também adquire o "combustível" (correspondente à 24h diárias por 30 dias) para navegar na Internet.

Ou seja, os consumidores já pagam pelo denominado "COMBUSTÍVEL de NAVEGAÇÃO" na Internet, afinal esse custo já foi pré-estabelecido (em termos de valor a ser pago), pois foi embutido de forma tácita nesse tipo de Pacote FIXO criado pelas próprias operadoras, sobretudo, desde que o serviço dessas empresas começou a funcionar no Brasil.

Ou seja, querem cobrar por fora o custo desse "combustível" (de navegação) que já foi pago de forma subentendida no Pacote FIXO.

Operadoras de Telefonia vão cobrar duas vezes por um mesmo serviço?

No que tange a Gestão de Projetos, o mais adequado seria o Gerente de Projetos de cada uma dessas operadoras indicar duas modalidades de Pacotes diferentes:

  • Assinatura FIXA (a qual, os usuários costumam pagar, vem com valor pré-fixado pelo Pacote da Operadora): o assinante tem combustível de acesso à Internet ILIMITADO (incluso nas 24 horas por dia/durante 30 dias).
  • Assinatura ON DEMAND (ou Sob Encomenda): usuário ocasional tem combustível de acesso LIMITADO (escolhe quantas horas quer navegar na Internet - semelhante aos créditos que se compra para celular).

Vale lembrar, o povo brasileiro já paga por um "COMBUSTÍVEL de NAVEGAÇÃO" e Banda Larga mais caros do mundo. Se a medida for realmente aprovada as Operadoras PODERÃO LHE COBRAR MAIS pela sua assinatura FIXA como se ela fosse uma espécie de Assinatura ON DEMAND (ou Sob Encomenda). Por consequência, limitarão suas horas de navegação, limitarão sua possibilidade diária de uso, reduzirão sua velocidade de Banda e cobrarão mais caro por tudo isso, através da venda de créditos para navegação.

Os usuários sempre pagaram pelo denominado "COMBUSTÍVEL de NAVEGAÇÃO" na Internet. E, agora, as operadoras querem cobrar esse custo por fora.Isso fere os direitos dos consumidores que detêm uma Assinatura de Pacote Fixo há anos.

O Oficina da Net tem uma série de post sobre o assunto no Especial Banda Larga Brasil. Acesse, assine e fique sempre ligado nas notícias, artigos, petições e ONCASTs.

Ouça o ONCast #26 - Cabou Internet?

Operadoras de Telefonia vão cobrar duas vezes por um mesmo serviço?


Ouça o ONCast #18 - Guerra por dados móveis

Operadoras de Telefonia vão cobrar duas vezes por um mesmo serviço?

Compartilhe com seus amigos:
Afrânio de Oliveira
Afrânio de Oliveira Especialista em Gestão de Projetos. Pós-graduado em Gestão de Projetos PMI® (Estácio - FIB) e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio - FIB). Atua como consultor, aplicando boas práticas e técnicas emergentes de gerenciamento.
Quer conversar com o(a) Afrânio, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.