A empresa SpaceX anunciou nesta semana que pretende enviar cápsulas Dragon a Marte em 2018. O bilionário Elon Musk já manifestou a intenção de povoar o Planeta Vermelho em várias ocasiões.

Através de sua conta no Twitter, Musk disse que a cápsula Dragon 2 foi desenhada para poder pousar em qualquer lugar do Sistema Solar. Assim, a missão não-tripulada, batizada de Red Dragon, seria o primeiro voo de teste a ser realizado.


Módulo espacial deverá ser lançado em 2018.

As cápsulas da nova missão são uma versão modificada do módulo Dragon, que costuma ser usado para transportar suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A cápsula deverá contar com oito motores SuperDraco que permitem um pouco mais tranquilo, através da técnica denominada "pouso propulsado", em que os motores ficam ligados durante a descida e vão diminuindo o ritmo de forma lenta.

As cápsulas que devem ser enviadas para Marte deverão ser lançadas através do foguete Falcon Heavy, uma versão maior e maior que o Falcon 9. Os primeiros voos de teste devem ocorrer em novembro deste ano.


Elon Musk sempre manifestou o desejo de povoar Marte.

Já os módulos da Red Dragon seriam testados para encontrar o melhor meio de aterrissar no planeta. A missão Red Dragon Mars está sendo elaborada em conjunto com a Agência Espacial Americana.

Por enquanto, não está prevista a inserção de astronautas dentro do módulo. "Não é recomendável o transporte de astronautas além da região Terra-Lua. Não é muito divertida para jornadas longas. O volume interno tem o tamanho de uma SUV", afirmou Musk, pelo Twitter.