O satélite que tem como destino Marte, da missão ExoMars, enviou as suas primeiras imagens do céu, afirmou a Agência Espacial Europeia nesta quinta-feira (14).

Chamado de TGO, o satélite foi lançado em 14 de março pelo foguete russo Protón, e ficará orbitando ao redor de Marte para estudar os gases em sua atmosfera. O objetivo é detectar sinais de vida.


Satélite da ExoMars envia primeiras fotos de sua missão.

Juntamente como o TGO, um módulo chamado Schiaparelli está sendo transportado, que deverá pousar na superfície do Planeta Vermelho em 19 de outubro. Neste caso, o objetivo é a realização de testes para a chegada de outra nave futuramente.

Na missão, que é em conjunto com a Europa e Rússia, foram realizados testes para verificar se tudo estava da maneira correta.

"Todos os sistemas estão ativos e verificados - energia, comunicação, orientação, navegação - e as equipes encarregadas de controlar o voo estão acostumadas a manobrar esta nave sofisticada", indicou Peter Schmitz, responsável pelas operações, em um comunicado da ESA.

Para alegria de todos os envolvidos no projeto, a câmera de alta definição do satélite TGO enviou há alguns dias as suas primeiras imagens do espaço.

"São muito tranquilizadoras", disse Nicolas Thomas, o cientista responsável pelo projeto.