O Facebook, todo o mês, recebe acessos de cerca de um milhão de pessoas através do uso do navegador de internet Tor. A informação foi divulgada na última sexta-feira (22) pelos próprios desenvolvedores da rede social.

Os programadores do Facebook disseram que houve um grande crescimento no número de usuários do programa que usam o site através do navegador Tor, que é especializado em segurança e privacidade.


Milhares de usuários no mundo todo utilizam a rede Tor para acessar o Facebook. O sistema é conhecido pela sua discrição e segurança.

Em junho do ano anterior, o número era de 525 mil usuários mensais, por exemplo. Neste mês, no entanto, a marca ultrapassou um milhão de usuários.

Para a contagem o Facebook leva em consideração várias plataformas, além do navegador. Assim, aparecem na contagem a página tradicional (Facebook.com) um site especial para Tor, denominado Onion e ainda o aplicativo Orbot, para aparelhos Android.

"Este crescimento é um reflexo das escolhas das pessoas, que usam o Facebook com o Tor, e os benefícios que isso traz para esses internautas. Esperamos que eles continuem a fornecendo feedback e nos ajudem a continuar a melhorando", escreveu no comunicado Alec Muffett, engenheiro de software da área de segurança e estrutura do Facebook em Londres, Reino Únido.

A grande dificuldade em interceptar os dados do site é realmente um dos principais atrativos do serviço. "As pessoas que escolhem se comunicar através do Tor fazem isso por uma variedade de razões relacionadas à privacidade, segurança e proteção", explicou o engenheiro. "É importante para nós proporcionarmos métodos para que as pessoas possam usar nossos serviços de forma segura".