Uma história oficial e uma versão extraoficial, assim é o enredo que será apresentado neste artigo. De uma tentativa de reinventar uma empresa e, ao mesmo tempo, criar uma nova forma de trocar mensagens pelo celular foi criado o microblog e rede social, Twitter. Jack Dorsey (@jack), Evan Williams (@Ev) e Biz Stone (@Biz) são os caras que, oficialmente, colocaram essa ideia no papel e fundaram essa forma de passar um pensamento, uma informação, uma notícia o mais objetiva possível, utilizando apenas 140 caracteres. Oficialmente, a história do Twitter se inicia com o ex-Googler Evan Williams que tinha uma startup chamada Odeo e ele queria torná-la uma plataforma de podcasting. Para isso, convidou o seu amigo, outro ex-Googler, chamado Biz Stone, para acompanhá-lo nessa nova etapa. No entanto, quando a Apple lança o iTunes podcasting, a Odeo perdeu sua relevância. Nesse momento, Evan, Biz e mais um funcionário da Odeo chamado Jack Dorsey decidiram criar algo que chamaram de Twitter.

Mas, se detalharmos essa história, vamos ver que nem tudo foram flores nessa criação. E, como por aqui, a gente gosta de saber (e contar) tudo nos mínimos detalhes, vamos ao que interessa. Para entendermos a história do Twitter, primeiro precisamos explorar outra história a da Odeo. Algumas entrevistas dão conta de que a história do Twitter começa com Noah Glasses, empresário que começou a Odeo em seu prórprio apartamento. Ele tinha um produto que, por meio de uma chamada telefônica, transformava a sua mensagem em um MP3 hospedado na Internet. Essa foi a tecnologia que desenvolveu a Odeo. 

Junto com Charles River Ventures e cerca de uma dúzia de outros indivíduos, um dos primeiros investidores de Glass na Odeo foi um ex-funcionário do Google chamado Evan Williams. Williams era o investidor mais envolvido com a Odeo, tanto que ele levou a empresa para o seu antigo apartamento. Com a necessidade de contratar novos funcionários, a Odeo mudou-se novamente, mas dessa vez, para um escritório. Os primeiros novos funcionários foram um tranquilo web designer chamado Jack Dorsey e um engenheiro chamado Blaine Cook. Nesse momento, Evan Williams tornou-se CEO da Odeo. Em Julho de 2005, Odeo tinha um produto: uma plataforma para podcasting. 

Mas, não demorou muito para que essa ferrmanta fosse superada. No outono de 2005,a Apple anunciou a primeira iTunes que incluiu uma plataforma podcasting em cada um dos 200 milhões de iPods que a Apple acabaria vendendo. Na mesma época, os funcionários de Glass e Williams começaram a perceber que os podcasts não estavam sendo tão ouvidos quanto pensavam que seriam. Williams viu que o futuro da Odeo não estava em podcastings e, naquele mesmo ano, pediu aos funcionários da empresa ideias de uma nova direção a ser tomada pela Odeo. Os funcionários passaram um dia inteiro trabalhando em projetos.Logo uma ideia surgiu. Jack Dorsey, considerado por Glass uma das estrelas da equipe, sugeriu um produto completamente diferente, que girava em torno de status, mais especificamente o que as pessoas estavam fazendo em um determinado momento. 

Um dia, em fevereiro de 2006, Glass, Dorsey, e um desenvolvedor alemão, Florian Weber, apresentaram a ideia de Jack para o restante da empresa. Tratava-se de um sistema onde se poderia enviar um texto para um número e ele seria transmitido para todos os seus amigos. O nome dado por Glass, primeiramente, foi Twttr. O que depois se tornaria Twitter. Depois da apresentação, Evan Williams ficou desconfiado sobre o potencial do Twitter e deixou que Glass ficasse responsável pelo projeto. Sobre a ideia inicial do Twitter não há dúvidas de que ela surgiu da mente de Jack Dorsey. No entanto, os primeiros funcionários e investidores da Odeo, também concordam que, inicialmente, ninguém na empresa era mais apaixonado pelo Twitter do que Noah Glass.

Até março de 2006, o Odeo trabalhava com um protótipo do Twitter. No dia 21 de março deste mesmo ano, @jack enviou o primeiro tweet: "apenas a criação de meu twttr". (PARA TUDO E VAMOS CANTAR PARABÉNS PARA O TWITTER!!! SIM, ESSE MOCINHO ESTÁ COMPLETANDO HOJE DEZ ANOS DESDE O SEU PRIMEIRO TWEET! 1,2,3 E: Happy Birthday to you!!!!)

 E, assim, nasceu uma revolução nas comunicações com uma notoriedade para a brevidade. Em setembro de 2006, o CEO da Odeo, Evan Williams escreveu uma carta aos investidores da Odeo. Nele, Williams disse que a empresa estava indo a lugar nenhum, que se sentia mal com isso, e que ele gostaria de comprar de volta suas ações. Além disso, disse que o Twitter era uma das peças de valor que via na Odeo, mas que era muito cedo para dizer o que aconteceria. Após quase dois mesesdo lançamento, o Twitter tinha menos de 5.000 usuários registrados e, por fim, confirmava que ainda assim investiria no Twitter, mas sabia que era difícil dizer o que justificaria o investimento de risco na Odeo. Com isso, Evan propôs comprar de volta as ações dos investidores da Odeo e eles concordaram com a recompra. Com isso, Evan comprou a empresa e o Twitter. O valor que ele pagou nunca foi relatado.

A escolha do nome

O nome Twitter foi inspirado pelo Flickr, um serviço de compartilhamento de fotos. Outros nomes que foram considerados: FriendStalker e Dodgeball. A definição do dicionário para Twitter é "uma pequena explosão de informações inconsequentes" e "pios de pássaros". Jack Dorsey considerou um nome perfeito porque era exatamente isso o que o produto era.  

Twitter hoje

Pelo menos 300 milhões de usuários em todo o mundo.

Cerca de 460 mil novas contas de Twitter são abertas diariamente.

Mais de 140 milhões de tweets são enviados diariamente. Isso é um bilhão semanal.

Em 2008, o Twitter tinha oito funcionários; Em 2015 eram 3.764.  E eles seguem contratando.

Por que 140 caracteres?

Pequenas explosões de informação chamados tweets. Cada tweet é de 140 caracteres de comprimento, no máximo.

Inicialmente, não havia limite para o comprimento da mensagem. Mas, quando tornou-se público, foi adotado o limite de 140 caracteres.

Como o Twitter faz dinheiro

Twitter lista suas receitas em modestos US $ 150 milhões por ano. É uma empresa privada para que as fontes de receitas não são claras.

Twitter também licencia seu fluxo de tweets a Microsoft, Google e Yahoo.

rumores constantes de que o Twitter vai ser comprado pelo Facebook ou Google. Também poderia ir a público como LinkedIn.

Dizem que oTwitter vale mais de US $ 4,5 bilhões. O valor vem de seu potencial para explorar sua base de centenas de milhões de usuários.

Como o Twitter mudou a mídia

Twitter não é apenas seus amigos dizendo-lhe o que comeu no café da manhã.

Cada vez mais, as notícias que surgem - um tsunami, um acidente de avião, a pontuação de um jogo de hóquei, as últimas fofocas Charlie Sheen - chegar em tweets de pessoas que seguem no Twitter.

Isso permite que todos possam criar, essencialmente, o seu próprio jornal ou noticiário, e fazê-lo instantaneamente.

Como o Twitter mudou a política

A mídia social e microblogging  mudou a comunicação política profundamente. Mensagens políticas são utilizadas e controladas por um punhado de "gatekeepers" poderosos. Políticos usam a rede social para se aproximar do seu eleitorado e, assim, expor e conhecer as ideias. Agora os mensageiros e, consequentemente, as mensagens, são mais difusas e diversificadas.

Como o Twitter mudou os negócios

Além de sua função social, o Twitter é usado cada vez mais por empresas para se comunicar com funcionários e clientes. A transmissão unidirecional de informações está se transformando rapidamente em interação nos dois sentidos. A empresa pode comunicar a mensagem em tempo real para os clientes que desejam atingir. Por outro lado, quando os clientes estão insatisfeitos com um produto ou serviço, eles podem espalhar a reclamação rapidamente - e causar danos - com alguns tweets.

Os perfis mais seguidos

De acordo com Twitaholic.com, atualmente, os 10 perfis mais seguids no Twitter em todo o mundo são:

Citações sobre o Twitter

 "As qualidades que fazem o Twitter parecer fútil e meia-boca são o que o torna tão poderoso". Professor de Direito em Harvard, Jonathan Zittrain.

 "Quem disse que as coisas têm de ser útil?" Co-fundador do Twitter, Evan Williams.

Principais momentos do Twitter

2006

 Março: Jack Dorsey cria o primeiro esboço original do Twitter; Ele enviou o primeiro Tweet em 21 de março.

2007

Março: O Twitter dá um passo revolucionário na SXSW Interactive e ganha o prêmio SXSW Web Award de conversa digital.

Agosto: O marcador (#), proposto pela primeira vez pelo usuário Chris Messina, estreia no Twitter.

2009

Janeiro: O acidente com o avião da US Airways no Rio Hudson, em NYC é compartilhado no Twitter; a foto é a primeira da cena, dando as más notícias antes mesmo que a mídia tradicional soubesse. Tweet e foto de @jkrums.

Setembro: Dick Costolo ingressa noTwitter como COO.

2010

Abril: O Twitter lança os Tweets Promovidos e tabémr anuncia que fornecerá um arquivo de Tweets públicos para a Biblioteca do Congresso.

Junho: O Twitter lança os Assuntos Promovidos.

Outubro: O Twitter lança as Contas Promovidas. Dick Costolo passa de COO para CEO.

2011

Janeiro: O movimento pró-democracia Primavera Árabe no Egito é revelado no Twitter.

Março: O Twitter compartilha os números marcantes de seu quinto aniversário, incluindo 1 bilhão de Tweets enviados por semana.

Maio: O Twitter adquire o TweetDeck.

Junho: O Twitter associa-se à Apple para integrar o Twitter ao iOS 5.

Setembro:

  • O Twitter anuncia 100 milhões de usuários ativos por mês no mundo todo.
  • O Twitter permite que usuários de celular compartilhem fotos via SMS (MMS).

Outubro: O Twitter lança os Tweets Promovidos em históricos para todos os usuários do Twitter.com.

2012

Fevereiro: O Twitter anuncia o autoatendimento de publicidade para pequenas empresas, em parceria com a American Express.

Junho: O Twitter anuncia o novo design do passarinho do Twitter e o seu primeiro relatório de transparência.

Novembro: O Presidente Obama marcou sua vitória com este Tweet, que se tornou o mais Retweetado.

2013

 Janeiro: O Twitter lança o Vine.

Agosto: Quinhentos milhões de Tweets são enviados por dia ou, aproximadamente, um bilhão a cada dois dias. Os usuários do Twitter estabelecem um novo recorde de Tweets por segundo.

Outubro: A Classificação Nielsen do Twitter sobre TV é divulgada. O Twitter finaliza a aquisição do MoPub.

Novembro: O Twitter lança o registro de sua Oferta Pública Inicial.

2014

 Janeiro: O primeiro aniversário do Vine.

Fevereiro: Nosso mais recente Relatório de Transparência inclui dois anos de dados.

Março:

  • Para celebrar seu oitavo aniversário, o Twitter convida cada usuário a relembrar seu #FirstTweet (Primeiro Tweet), ou o de outra pessoa.
  • Neste ano, os Tweets do Oscar alcançaram o número sem precedentes de 3,3 bilhões de impressões, e este Tweet superou o recorde anterior e se tornou o Tweet mais Retweetado.

Abril:

  • O Twitter lança novos perfis na Web.
  • O MoPub Marketplace e a Rede de Publicações do Twitter alcançam mais de 1 bilhão de dispositivos móveis.
  • O Twitter adquire a Gnip.

Junho: O Twitter adquire a Nano Media, a SnappyTV, a TapCommerce.

Julho:

  • Nosso mais recente Relatório de Transparência mostra um aumento constante de solicitações globais de informações sobre contas, remoção de conteúdo e conteúdo com direitos autorais.
  • O Twitter adquire a CardSpring.
  • Temos o comprometimento de criar uma empresa da qual nos orgulhamos, cujo principal fundamento é a inclusão. Para esse fim, unimos nossos esforços aos de outras empresas semelhantes ao compartilhar nossos dados sobre diversidade de gênero e etnia.

Agosto:

  • O Twitter lança o Vídeo Promovido.
  • Apresentação do Twitter Flight School para agências.

Outubro:

  • O Twitter lança o Fabric, um SDK modular, em sua primeira conferência para desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis, a Twitter Flight.
  • O Twitter anuncia uma parceria com a IBM.

Novembro: O Twitter oferece o emoji como uma bibliotoca de código aberto.

2015

Janeiro:

  • O Twitter lança as Mensagens Diretas em grupo e o vídeo para dispositivo móvel.
  • O Vine comemora seu segundo aniversário.
  • O Twitter adquire a ZipDial.

Fevereiro: O Twitter adquire a Niche.

Março: O Twitter anuncia a aquisição do Periscope. 

E aí, você também tem uma conta no Twitter? Conta pra nós o porquê que você usa essa rede social e de que forma ela é útil na sua vida! Quer conhecer outras histórias do mundo digital então não deixa de acessar essa área especial do Oficina da Net. Um verdadeiro baú online, recheado de "era uma vez"! Ah, e se por acaso você tiver sugestões de outras histórias que você gostaria que contássemos aqui, escreva para nós nos comentários que faremos o possível para atender o seu pedido!!!