Nunca se perguntou qual seria o motivo da escolha de um pássaro azul como logo do Twitter? Grande parte dos usuários, e até mesmos os não usuários, se perguntam o porquê da escolha deste animal para a representação da rede social, porém, na maioria das vezes, deixam passar ou desistem da investigação. No entanto, sabe-se que o motivo para esta escolha é bem simples.

O Twitter, como todos sabem, é uma espécie de rede social baseada na troca de mensagens e compartilhamento de informações entre usuários. A sua utilização desde seu lançamento em 2006 vem sendo cada vez mais crescente, e sua abrangência, portanto, cada vez maior, alcançando usuário do mundo todo. Devido a praticidade e acessibilidade, esta rede social se tornou um grande carro chefe para a comunicação e troca de informações, muito utilizada também por famosos e demais figuras públicas.

O Tweet

Algumas hipóteses em relação ao significado do pássaro como símbolo da rede social andam por caminhos diferentes, porém, no que todas concordam, é que esta escolha se refere a expressão "Tweet", utilizada ao se referir a uma mensagem postada na rede. O fato que ronda a palavra é que a mesma equivale a "piar", em inglês, o som que remete a pássaros. Outra vertente que pode ser levada em consideração é questão de que, antigamente, ao querer enviar uma mensagem curta (como as transmitidas no Twitter) a uma pessoa, treinavam-se pássaros para realização desta tarefa, sendo este o motivo da sua escolha como símbolo.

Quando se remete a "piar" como tradução da expressão Tweet, especula-se que esta possa ter sido escolhida tomando como base o tamanho das mensagens que são compartilhadas na rede, onde estas podem ter, no máximo, 140 caracteres. Por isso, ao twittar algo, o usuário está "piando" pequenas quantidades de palavras.

A evolução da logo

Desde seu lançamento até os dias de hoje, o logo do Twitter sofreu algumas modificações, partindo de sua forma extensa até o banimento da escrita, onde permaneceu somente com o pássaro como realce. Com o passar do tempo, o logo foi sendo simplificado, chegando no que possuímos hoje, onde, segundo os criadores, não se necessita mais da escrita ou do simples "t" para representar a rede social. Conforme a própria empresa, o novo logo, lançado em 2012, foi desenhado com base em três círculos sobrepostos, retornando uma ideia de interatividade com seus colegas e amigos.

Como se não bastasse, ainda no ano de 2012, o diretor de API do Twitter, Ryan Sarver, revelou que o famoso passarinho azul teria um nome, Larry. A vertente deste nome, no entanto, não foi revelada, mas possui muitas especulações em relação a isto. Contudo, Larry se tornou conhecido e famoso, bastando apenas sua imagem como grande referencial para a rede social, o que de fato pode ter sido um dos motivos para esta evolução em sua logo.