Nesta sexta-feira (22), Google e Microsoft anunciaram que chegaram a um acordo em que ambas abandonarão as ações regulatórias pendentes uma contra a outra em todo o mundo. Além disso, as empresas concordaram em trabalhar unidas para resolver os problemas que possam surgir no futuro, antes de ter que recorrer a terceiros.

De acordo com um representante da Microsoft, as medidas se devem as mudanças nas prioridades legais da companhia, que tem foco principal nos produtos e também no mercado consumidor.


         Google e Microsoft selam a paz. Acordo prevê a retirada de todos os processos judiciais em todo o mundo.            

"A Microsoft aceitou retirar suas queixas regulatórias contra o Google, refletindo nossa mudança de prioridades legais. Vamos continuar a nos concentrar em competir vigorosamente por negócios e clientes", disse um porta-voz da Microsoft.

O Google disse que o fim dos processos legais ocorreu para que a companhia possa continuar competindo e ganhando consumidores pela qualidade de seus serviços e não por disputas judiciais.

"... Seguindo nosso acordo de patentes, concordamos em retirar as queixas de regulamentação contra o outro", disse o Google.

A decisão das empresas chega dias após de os regulares europeus afirmarem que o Google está abusando de sua posição no mercado Android. Porém, fontes ligadas ao assunto afirmam que tal decisão entre a gigante das buscas e a Microsoft já estava acertada há algum tempo.

Para completar a iniciativa, a relação entre os atuais CEOs das companhias, Sundar Pichai, do Google e Satya Nadella da Microsoft é muito amigável, principalmente se comparado aos antigos representantes das empresas.