O Facebook alterou o algoritmo responsável por determinar o que um usuário vê no seu feed de notícias. Assim, a partir de então a rede social irá incluir o tempo em que cada um leva ao acessar um artigo, e com isso compreender melhor os interesses de cada um. A intenção é oferecer publicações mais atrativas para cada usuário.

De acordo com a rede social, a nova parte do algoritmo leva em consideração o tempo gasto lendo os artigos no formato "Artigos Instantâneos" e também os links abertos através do navegador interno do aplicativo do Facebook.


Novo algoritmo do Facebook irá determinar os posts mais atrativos aos seus usuários.

Assim, o software irá entender que, ao clicar em um link e passar muito tempo nele, o usuário acessou um conteúdo de interesse, e com isso, irá disponibilizar materiais semelhantes na linha do tempo. O Facebook ainda é capaz de analisar quais conteúdos chamam mais atenção e com isso mostrar conteúdos similares.

Além disso, o Facebook implantou um recurso que favorece a exibição de publicações de múltiplas páginas no feed ao invés de vários posts de apenas uma página, o que aumenta a diversidade de fontes. A rede social também ficará responsável por não permitir que surjam vários posts de uma mesma página no mesmo feed.

As alterações começaram a ser implantadas há pouco, e devem ser estabelecidas por completo nas próximas semanas.

O Facebook acredita que os donos de páginas não deverão ser afetados com as mudanças. Algumas delas podem, inclusive, apresentar um pequeno crescimento, outras, no entanto, um declínio, mas nada que seja alarmante.