No início da tarde desta sexta-feira (22), o site da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) estava fora do ar. O serviço saiu do ar após um dia o coletivo hacker Anonymous incitar ataques contra as operadoras do país. Tudo isso em razão do anúncio de franquias limitadas de dados para internet fixa.

Na quinta-feira, o Anonymous publicou um vídeo em que declarava "guerra contra as operadoras". A iniciativa, chamada de "#OpOperadoras", o grupo usou o Pastebin, um fórum de discussão muito usado por hackers, para distribuir um passo-a-passo de como realizar ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês). A técnica consiste em direcionar um maior volume possível de acessos para um determinado serviço, assim sendo, ele fica congestionado e não pode ser acessado.


Site da Anatel fica fora do ar após ataque de negação de serviço. Ele já foi reeestabelecido.

"Este método é considerado por muitos de nós como uma forma de protesto, em outras palavras, é como se um monte de pessoas fossem em lojas das operadoras de telefones e impedindo o tráfego de pessoas nelas (sic)", explica o Anonymous. 

O tutorial conta, além das instruções de como efetuar o ataque, também ferramentas necessárias que podem ser baixadas na internet. Além disso, o grupo cita números de IPs das principais operadoras do país.

De acordo com um técnico de comunicações da Agência, a distribuição da cartilha pode não ter ligação direta com a instabilidade do site da Anatel. Porém, desde quarta-feira (20), o site da Anatel vem recebendo um grande volume de acessos que "duram várias horas".

"A maior parte dos IPs de origem são internacionais, provavelmente alguma botnet contratada para isso", disse ainda o técnico.