Nesta quinta-feira (7), o Google revelou que irá iniciar os testes de seus carros autônomos nas ruas de Phoenix, no Arizona, nos Estados Unidos. Com isso, esta é a quarta cidade a receber os carros da empresa. No total, eles já teriam rodado mais de 25 milhões de quilômetros em testes nos últimos seis anos.

Desta vez, os pesquisadores querem testar como os carros se comportam em um ambiente com características de deserto, com muita poeira e ainda temperaturas baixas. O modelo usado para isso será um Lexus RX450h.

Além disso, a escolha da cidade teria relação com as leis de trânsito, que são mais flexíveis se comparadas com as da Califórnia, EUA, onde o projeto foi instaurado. No local, por exemplo, é proibido o carro circular sem volante e sem pedais.


Google escolheu a cidade para testar seu carro autônomo em razão do clima de deserto e também por possuir leis de trânsito menos rígidas.

De acordo com o Google, antes de começar os testes nas ruas de Phoenix, foi feito um mapa detalhado da região, incluindo os sinais de trânsito, ruas, faixas e outras informações. Através do detalhamento do local as chances de ocorrem acidentes com o carro guiado sem motorista diminuem.

Vale notar que em fevereiro deste ano um carro do Google acabou colidindo com a lateral de um ônibus. Na ocasião, a empresa assumiu a responsabilidade e disse o seu carro fez um erro de julgamento ao interpretar que o ônibus daria passagem, coisa que não fez. Felizmente, não houve feridos.