O Google lançou recentemente um novo vídeo exibindo um data center em 360°. Com isso, é possível acompanhar em todos os ângulos o interior de um dos centros de servidores do Google, situado em Oregon.

O vídeo, além de informativo, tem o objetivo de divulgar os serviços de nuvem do Google. Já faz algum tempo que a empresa busca maior espaço neste setor.

O usuário, por ser um vídeo em 360°, pode controlar a imagem, clicando e ainda arrastando com o mouse para poder visualizar os diferentes ângulos do local.

A empresa recomenda que a visualização seja feita através de um dispositivo móvel, já que fica mais fácil e cômodo controlar a visualização. Para poder observar os detalhes, basta inclinar o aparelho para ver um novo ângulo da imagem.

O vídeo divulgado pelo Google mostra que grande parte dos funcionários da gigante não possui acesso ao local. Além dos servidores ele conta com uma grande infraestrutura para poder manter os sistemas ativos. A infraestrutura é montada para que se uma fonte falhar, outra é capaz de substituí-la no mesmo momento.

As pessoas, para terem acesso à infraestrutura do Google precisam passar por um rigoroso sistema de segurança, incluindo escaneamento de íris. O vídeo mostra que grande parte da infraestrutura dos servidores é feita pelo próprio Google, sob medida.

Um edifício, semelhante ao que foi exibido no vídeo, é capaz de sustentar 75 mil máquinas, e transmitir mais de petabit, ou seja, um quatrilhão por segundo.