Uma pesquisa realizada pela MeSeens junto com a EXAME.com comprova que os brasileiros não estão satisfeitos com o preço da TV por assinatura praticado pelas operadoras. Entre os 26% que pretendem cancelar o serviço por assinatura, 45% pensam em substituí-las pela Netflix, serviço de streaming mais popular no país. A apuração foi feita com 1.000 pessoas, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil.

A pesquisa ainda apontou que 55% dos assinantes de TV paga consideram a mensalidade muito cara pelo conteúdo disponibilizado. O valor gasto com o serviço fica entre 51 e 150 reais mensais. Na contrapartida, a Netflix oferece mensalidades a partir de R$ 19,90 a R$ 29,90. Outros 11% se disseram satisfeitos com a relação custo-benefício da TV paga e 20% informaram que o valor é alto, mas cabe no bolso.

A análise também mostrou que 48% das pessoas que possuem um serviço de TV paga, também utilizam um serviço de streaming, sendo 94% Netflix, 19% Telecine Olay, Net Now 16%, Globosat Play 12% e HBO Go 11%. Já entre aqueles não são assinantes de serviços de TV, o número de adesão aos vídeos sob demanda constatado é um pouco menor, de 44%.

Entre aqueles que acham cara a TV paga (55%), 26% pretendem cancelá-la nos próximos seis meses e 33% estão na dúvida se irão ou não cortar o serviço em breve. O principal motivo para o cancelamento seria o alto custo.

Enquanto a pesquisa revelou que muita gente está pensando em cancelar seu serviço de TV por assinatura, a análise também demonstrou satisfação entre aqueles que são usuários da Netflix. Apenas 3% dos que responderam à pesquisa, demonstraram intenção em cancelar o serviço, enquanto 84% disseram que vão continuar pagando pelo uso da plataforma.

Já foi notícia aqui no Oficina da Net que as operadoras brasileiras estariam planejando um ataque à Netflix. O serviço de streaming, assim como outros canais de vídeos sobre demanda, vem fazendo com que as empresas de TV por assinatura percam faturamento.

Leia também:

Uma das aparentes formas de tentar diminuir a adesão aos serviços de streaming é a imposição de um limite no uso de dados na internet banda larga fixa, anunciada por três grandes Operadoras de Telecomunicações brasileiras, Oi, Vivo e Net. Com a franquia limitada, certamente muita gente terá que regular a quantidade de filmes e séries que assiste durante o mês pela internet, se não quiser ficar sem conexão na metade do mês.

O que telespectador deseja assistir

A pesquisa também traz dados que mostram as preferências dos telespectadores brasileiros. Na TV paga, eles primam por conteúdos como séries e filmes estrangeiros, seguidos por noticiários e desenhos animados.

Já na Netflix, os conteúdos favoritos também são séries e filmes estrangeiros, porém as produções originais do serviço de streaming também são bastante citadas, entre elas Jessica Jones e House of Cards.

E você, está satisfeito com seu serviço de TV por assinatura ou de vídeos sob demanda? Qual a sua preferência? Conte para gente nos comentários! Aproveite para responder a nossa enquete!