Pesquisa mostra que brasileiros pretendem trocar TV paga por Netflix

Alto custo da TV por assinatura seria principal razão para intenção de cancelamentos.

Pesquisa mostra que brasileiros pretendem trocar TV paga por Netflix

Uma pesquisa realizada pela MeSeens junto com a EXAME.com comprova que os brasileiros não estão satisfeitos com o preço da TV por assinatura praticado pelas operadoras. Entre os 26% que pretendem cancelar o serviço por assinatura, 45% pensam em substituí-las pela Netflix, serviço de streaming mais popular no país. A apuração foi feita com 1.000 pessoas, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil.

A pesquisa ainda apontou que 55% dos assinantes de TV paga consideram a mensalidade muito cara pelo conteúdo disponibilizado. O valor gasto com o serviço fica entre 51 e 150 reais mensais. Na contrapartida, a Netflix oferece mensalidades a partir de R$ 19,90 a R$ 29,90. Outros 11% se disseram satisfeitos com a relação custo-benefício da TV paga e 20% informaram que o valor é alto, mas cabe no bolso.

A análise também mostrou que 48% das pessoas que possuem um serviço de TV paga, também utilizam um serviço de streaming, sendo 94% Netflix, 19% Telecine Olay, Net Now 16%, Globosat Play 12% e HBO Go 11%. Já entre aqueles não são assinantes de serviços de TV, o número de adesão aos vídeos sob demanda constatado é um pouco menor, de 44%.

Entre aqueles que acham cara a TV paga (55%), 26% pretendem cancelá-la nos próximos seis meses e 33% estão na dúvida se irão ou não cortar o serviço em breve. O principal motivo para o cancelamento seria o alto custo.

Enquanto a pesquisa revelou que muita gente está pensando em cancelar seu serviço de TV por assinatura, a análise também demonstrou satisfação entre aqueles que são usuários da Netflix. Apenas 3% dos que responderam à pesquisa, demonstraram intenção em cancelar o serviço, enquanto 84% disseram que vão continuar pagando pelo uso da plataforma.

Já foi notícia aqui no Oficina da Net que as operadoras brasileiras estariam planejando um ataque à Netflix. O serviço de streaming, assim como outros canais de vídeos sobre demanda, vem fazendo com que as empresas de TV por assinatura percam faturamento.

Leia também:

Uma das aparentes formas de tentar diminuir a adesão aos serviços de streaming é a imposição de um limite no uso de dados na internet banda larga fixa, anunciada por três grandes Operadoras de Telecomunicações brasileiras, Oi, Vivo e Net. Com a franquia limitada, certamente muita gente terá que regular a quantidade de filmes e séries que assiste durante o mês pela internet, se não quiser ficar sem conexão na metade do mês.

O que telespectador deseja assistir

3,trueA pesquisa também traz dados que mostram as preferências dos telespectadores brasileiros. Na TV paga, eles primam por conteúdos como séries e filmes estrangeiros, seguidos por noticiários e desenhos animados.

Já na Netflix, os conteúdos favoritos também são séries e filmes estrangeiros, porém as produções originais do serviço de streaming também são bastante citadas, entre elas Jessica Jones e House of Cards.

E você, está satisfeito com seu serviço de TV por assinatura ou de vídeos sob demanda? Qual a sua preferência? Conte para gente nos comentários! Aproveite para responder a nossa enquete!

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

Sem internet? Experimente 10 ótimos jogos offline para Android em 2021
Aplicativos

Sem internet? Experimente 10 ótimos jogos offline para Android em 2021

Nada pior do que estar entediado e sem acesso à internet. Mas relaxa, pensando em tornar seu momento desconectado mais divertido, separamos 10 jogos offline para Android.

Os 10 melhores filmes na Netflix, segundo nota no IMDb
Entretenimento

Os 10 melhores filmes na Netflix, segundo nota no IMDb

Em dúvida sobre qual filme assistir? Conheça o top dez dos longas-metragens que estão disponíveis na plataforma de streaming.

20 documentários brasileiros para assistir na Netflix
Entretenimento

20 documentários brasileiros para assistir na Netflix

No vasto catálogo de produções da plataforma de streaming, encontramos vários documentários brasileiros ! Veja a lista de dicas que montamos para vocês!